Escola Informação Digital Nº 44
Já se encontra disponível a edição da revista do SPGL, «Escola Informação Digital» n.º 44, de novembro/dezembro de 2024.
Na presente edição, destacamos o Caderno «Orçamento do Estado 2025 | Realidade nas escolas agrava-se».
Não dando resposta aos problemas dos trabalhadores e às necessidades de desenvolvimento do país, o Orçamento do Estado para 2025 (OE25) também não inverte a degradação dos serviços públicos e funções sociais do Estado a que temos assistido. No que diz respeito à Educação, segue a linha de propostas anteriores, ou seja, a verba prevista não atinge sequer metade dos valores recomendados por diversas organizações internacionais, somente cerca de 2,7% do PIB. Este baixo nível de financiamento não permitirá, como é óbvio, resolver os graves problemas que afetam já hoje a educação e os seus profissionais. Com a realidade nas escolas, na Educação e na Ciência a agravar-se, impõe-se a mobilização de professores, educadores e investigadores.
Ler «Escola Informação Digital» n.º 44, de novembro/dezembro de 2024.
Editorial
A participação é determinante
Afinal onde anda a tão apregoada valorização da profissão docente quando confrontamos o discurso com a nudez crua da realidade? Ler mais
Caderno
Orçamento do Estado 2025
Realidade nas escolas agrava-se
Não dando resposta aos problemas dos trabalhadores e às necessidades de desenvolvimento do país, o Orçamento do Estado para 2025 (OE25) também não inverte a degradação dos serviços públicos e funções sociais do Estado a que temos assistido. No que diz respeito à Educação, segue e agrava a linha de propostas anteriores, ou seja, a verba prevista não atinge sequer metade dos valores recomendados por diversas organizações internacionais, somente cerca de 2,7% do PIB. Este baixo nível de financiamento não permitirá, como é óbvio, resolver os graves problemas que afetam já hoje a educação e os seus profissionais. Com a realidade nas escolas, na Educação e na Ciência a agravar-se, impõe-se a mobilização de professores, educadores e investigadores.
Um Orçamento que perpetua injustiças
O Orçamento do Estado para 2025 (OE25) não responde às necessidades de desenvolvimento do país, aos problemas dos trabalhadores, nem tão pouco inverte a degradação dos serviços públicos e funções sociais do Estado. Ler mais
O OE 25 para a Educação continuará a não responder às necessidades dos professores e das escolas
O Governo apresentou uma proposta de OE 25 para a Educação que mantém aquela que já é, infelizmente, uma premissa crónica, ou seja, o continuado subfinanciamento da educação em Portugal. Ler mais
Diminui o peso da Educação no orçamento e traduz-se na falta de investimentos estruturantes
A realidade é que a educação perde peso no orçamento! Ler mais
Pré-escolar
Breve caraterização do ano letivo 2024/2025
Iniciado o ano letivo há dois meses e meio, a falta de professores e educadores continua a verificar-se, sem garantir o direito à educação em igualdade! Ler mais
1.º CEB
É urgente melhorar as condições de trabalho no 1.º CEB
A cada ano letivo os desafios da Escola Pública ganham maior relevância e este ano não tem sido diferente, pelo contrário, os problemas das condições de trabalho nas escolas agudizam-se. Ler mais
2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário
Recuperação do tempo de serviço
Entre 30 de agosto de 2005 e 31 de dezembro de 2007 e entre 1 de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2017, os professores portugueses viram congelado o seu tempo de serviço, num total de 3411 dias. Este facto, assim como as perdas provocadas pelas alterações na estrutura da carreira, teve um impacto imediato no seu salário, na sua carreira e na aposentação, com repercussões profundíssimas na vida das suas famílias e das escolas, geradas pelos sentimentos de desmotivação, injustiça e desrespeito. Ler mais
Educação e Ensino Especial
Menos recursos, igual a mais exclusão
Neste início de ano letivo, os contatos realizados com diversos AE na região Oeste, mostram uma realidade onde se acentuam dificuldades no apoio e na inclusão. Ler mais
E. Particular e Cooperativo, IPSS e Misericórdias
Pelo fim da discriminação na mesma profissão
Aquilo que há dezoito anos seria uma norma transitória, transformou-se em algo indefinido no tempo e inaceitável. Ler mais
Ensino Superior e Investigação
Viver sob um vínculo precário
Viver sob um vínculo precário é estar sempre a correr atrás da cenoura, sem nunca a conseguir apanhar
Máquina de gerar vínculos precários
O sistema científico e tecnológico nacional tem sido uma máquina de gerar vínculos precários
Cidadania
a voz a quem entra | João Botelho
Em 2015 bateu o recorde de Vítor Baía com o maior número de minutos sem sofrer golos. João Botelho, nascido em Ponta Delgada, ex-jogador do Santa Clara, está hoje a fazer estágio no Agrupamento de Escolas de Mem Martins em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário. Ler mais
Escola em movimento
Revisão do ECD | Abaixo-assinado
Professores devem ser os principais interlocutores
Devem ser os professores os principais interlocutores sobre a revisão do ECD, que deverá entrar em vigor no próximo ano letivo
Autonomia e Gestão da Escolas
Dá a tua opinião. Participa no inquérito!
A FENPROF lançou um inquérito nacional para auscultar a opinião dos professores sobre o atual regime de administração e gestão escolar, bem como recolher contributos para a sua revisão. Ler mais
Plenário Online | Profissão Docente:
o que precisas de saber
Num contexto em que muitos professores estão a chegar à profissão, é da máxima importância mobilizar colegas para a luta por melhores condições de trabalho e por uma carreira valorizada, integrando-os no sindicato. Ler mais
Sessões de Esclarecimento
Futuros professores e educadores (IE e FCSH)
Realizaram-se durante o mês de novembro, duas sessões de esclarecimento, no Instituto de Educação e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, destinadas a futuros docentes, com o objetivo de os elucidar sobre questões práticas relacionadas com o Estatuto da Carreira Docente, concursos, horários de trabalho, habilitação profissional, assim como sobre contratos coletivos de trabalho no ensino privado e social. Nas sessões divulgou-se o SPGL, e a sua ação sindical, assim como os diferentes serviços de apoio a sócios.
Dia Internacional da Tolerância
O Dia Internacional para a Tolerância celebra-se anualmente a 16 de novembro e é uma iniciativa da UNESCO que acontece desde 1995, Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Para assinalar este dia e dado o papel da escola na promoção da compreensão, tolerância e amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos, e no combate ao discurso de ódio, o SPGL lançou um desafio para as escolas, fazendo um apelo à comunidade educativa para completar a frase: «Ser tolerante é…» Este desafio teve como objetivo promover uma reflexão com os alunos sobre a importância da tolerância na sociedade, na construção da democracia, no respeito pela diferença e pelo outro/a, como base fundamental da defesa dos Direitos Humanos e da vivência em comunidade na diversidade.
Dia Internacional pelo fim da violência contra as mulheres
No dia 25 de novembro assinala-se o dia internacional pelo fim da violência contra as mulheres. (...) As violências contra as mulheres são múltiplas: física, psicológica, assédio, discriminação salarial, racial, xenófoba e tantas outras. Violências estas, que apesar das denúncias, acabam tantas vezes em femicídios. Não, não está tudo feito. Não, as mulheres ainda não têm os mesmos direitos e a cada dia surgem ameaças a direitos conquistados através de muitas lutas. Ler mais
Aumento das pensões: retroatividade recusada na AR
No passado dia 17/10 os representantes da FENPROF foram ouvidos pelos diversos partidos políticos na reunião da Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão acerca da petição que havíamos apresentado sobre a necessidade de revisão da lei 53-B, de 2006, que só permite os aumentos das pensões no 2.º ano após a aposentação (exemplo: quem se aposentou em 2023 não teve aumentos em 2024). Ler mais
“Sempre defendemos a descentralização e a construção da autonomia das escolas”
“Educação e a Transferência de Competências para as Autarquias” foi o tema da conferência, realizada em 31 de outubro na sede do SPGL, que encerrou o ciclo de Conferências/Debates organizadas no âmbito das comemorações dos 50 anos do SPGL. Ler mais
115 anos da Escola Secundária Camões
“Uma escola onde se vão espertar engenhos curiosos”
Presente, passado e futuro estiveram presentes na celebração dos 115 anos da Escola Secundária Camões. Na voz do seu diretor, João Jaime Pires, que recebeu uma grande ovação em pé, do antigo aluno Júlio Isidro e da jovem ex-presidente da associação de estudantes, Frederica. Falou também Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Ler mais
A força do Camões é, também, a força de uma comunidade
Foi uma longa conversa, como sempre informal, sempre questionadora, com João Jaime, diretor do liceu Camões. Uma conversa que foi também um cruzar de histórias (de que aqui damos breve síntese). Histórias da luta pela reconstrução do Camões. Histórias do próprio liceu Camões e de como se foi consolidando a “comunidade camoniana”. E, ainda, da construção da escola democrática e das evoluções e involuções da gestão escolar. Ler mais
Sindicatos de professores apoiam a inclusão de refugiados e migrantes
Quais os problemas mais sentidos? Como incluir?
“Na e através da educação: os sindicatos apoiam a inclusão de refugiados e migrantes”. Este o mote do encontro que reuniu em Lisboa, dias 8 e 9 de outubro, organizações de professores de 23 países, no âmbito do projeto ETU4REF, do Comité Sindical Europeu para a Educação – ETUCE. Ler mais
O projeto ETU4REF
Reforçar o apoio à integração
O projeto do ETUCE/CSEE - Comité Sindical Europeu para a Educação “Na e através da educação: os sindicatos apoiam a inclusão de refugiados e migrantes” (ETU4REF) propõe-se reforçar a capacidade dos sindicatos da educação para apoiar a integração de pessoas refugiadas e migrantes. Ler mais
perguntascomresposta
Como intervém a Medicina do Trabalho?
O que são serviços moderados?
A Escola é obrigada a cumprir?
Mesmo depois da uniformização de procedimentos pelo MECI, há diretores que continuam a recusar a marcação de consulta de Medicina do Trabalho. É, por isso, importante sublinhar, os direitos dos docentes nesta matéria. Ler mais
consultóriojurídico
Recuperação do tempo de serviço docente, mas muito lentamente!!
Foi reconhecida aos docentes a contabilização do tempo de serviço que esteve suspenso. O DL 48-B/2024 veio estabelecer a forma da sua recuperação. Para tal, criou uma plataforma gerida pelo IGFE de modo a centralizar a informação profissional e consequente cabimento prévio dos valores resultantes da aplicação do regime. Ler mais
Internacional
Paz o Maior Desafio do Nosso Tempo
O papel e a missão fundamental da escola na Educação pela Paz
No dia 13 de novembro, numa iniciativa organizada por Casa do Alentejo e CPPC, realizou-se a Sessão Pública “Paz, o maior desafio do nosso tempo”, a qual contou com a participação de José Feliciano Costa, Presidente do SPGL, bem como Ilda Figueiredo (CPPC), Rui Pereira (Professor universitário) e Bruno Carvalho (jornalista). Ler mais
Intervenção no debate “A Paz o Maior Desafio do Nosso Tempo”, 13 de novembro, Casa do Alentejo
Breves
- Visita guiada | 50 anos do SPGL em Setúbal
- Sérgio Baptista: Como se faz um filme ou uma série?
- Juventude Desinquieta - O Despertar da Malta
- Visita à Cordoaria Nacional
espaço abc
- Exposição de Dina Pereira "Fiapos da Natureza”
- Exposição de Desenho e Pintura "Love Affair”
sugestão
LEITURAS - Tocando Vidas
Exposição POMAR – Ó Liberdade chamei-te