Pasta:Informação

Pastas

shadow

Heroínas à sua maneira

O texto que Andreia Friaças publica nas páginas 16-17 do Público de hoje, 26 de outubro de 2020, é perturbante, mas também motivador. Tem como título “Mulheres sem-abrigo lutam para sair da invisibilidade e da rua” e centra-se na história de vida de Carla Emídio, com 47 anos, dos quais os últimos 8 passados entre quartos, albergues e na rua. Ler mais

António Avelãs

shadow

OCDE: jovens portugueses dos mais interessados em saúde pública e pandemias

Noticia o Público, citando o relatório PISA, que inquiriu milhares de jovens de 15 anos de idade de 63 países, que refere que “em Portugal,  75% dos estudantes disseram seguir eventos mundiais através das redes sociais”. Um outro dado importante é que “o estudo da OCDE mostra que os jovens não conseguem distinguir entre factos e opiniões, quando estão a ler na Internet”.

Mais uma forte razão para a existência das aulas de Cidadania.

M. Micaelo

shadow

7ª Reserva de Recrutamento 2020/2021

Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa – 7.ª Reserva de Recrutamento 2020/2021.

Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira, dia 26 de outubro, até às 23:59 horas de terça-feira, dia 27 de outubro de 2020 (hora de Portugal continental).

A apresentação dos docentes (QA/QE, QZP e Externos) no AE/ENA é efetuada no prazo de 48 horas, correspondentes aos dois primeiros dias úteis após a respetiva colocação.

Saiba mais aqui

Listas Definitivas de Não Colocação (Contratação) – A fasquia dos 10 000 docentes por colocar

Com a publicitação da reserva de recrutamento n.º 7 no passado dia 23 de outubro atingimos um novo marco. A fasquia dos 10 000 docentes por colocar foi já quebrada neste ano letivo. Neste momento, nas Listas Definitivas de Não Colocação, estão por colocar 9855 docentes dos 32811 que foram opositores à Contratação Inicial. A carência de docentes é cada vez mais visível e preocupante. Ler mais

shadow

Desigualdade!

Ainda e sempre este flagelo, quase sempre imposto e intencional na humanidade, que apesar de omnipresente nas nossas vidas, surge, de quando em quando, mais evidente e brutal.

Os "bairros de lata", as migrações, os campos de acolhimento, a fome extrema, as oligarquias, o G7 e o G20, o sistema de castas, o trabalho infantil, o Muro, os muros enfim, uma lista infindável de ignominias e abjeções com que convivemos diariamente... Ler mais

Ricardo Furtado

shadow

Pedido de divulgação de questionário sobre a perceção dos professores do Ensino Superior quanto à inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais

Chegou ao SPGL o pedido de um estudante com necessidades educativas especiais de divulgação de um questionário de apoio à sua dissertação de mestrado em Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, com o tópico “Ensino Superior Inclusivo: Aplicação de Tecnologia Assistiva”.

shadow

Precariedade no Ensino Superior e na Investigação: Inspeção piloto da ACT a duas IPSFL

Na sequência da reunião entre a FENPROF e a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), realizada em julho passado, para expor a situação de precariedade vivida por centenas de investigadores (com contratos de bolsa e contratos de trabalho a termo) em instituições privadas sem fins lucrativos (IPSFL) (ver notícia), veio agora a ACT informar que, após análise jurídica da questão exposta pela FENPROF, esta merece a sua intervenção inspetiva.

shadow

PREVPAP – Reunião com requerentes do ISA aprovados para regularização e esclarecimentos sobre a contratação

No dia 14 de outubro teve lugar uma reunião (por videoconferência) com requerentes do PREVPAP aprovados para regularização no Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa. A reunião, que se realizou por solicitação dos colegas e contou com a participação de representantes do Núcleo da ABIC do ISA, teve como objetivo principal esclarecer dúvidas relativas à regularização dos vínculos, mas também conhecer melhor a situação dos colegas do ISA.

shadow

A partir de 27 de outubro: Retomar a greve ao "sobretrabalho" pelo cumprimento do horário semanal de 35 horas

Os professores têm razão: de facto, por regra, trabalham mais do que as 35 horas semanais estipuladas para o seu horário. Urge por um travão a este abuso.
No ano letivo passado, a FENPROF lançou a greve ao “sobretrabalho”, isto é, cobriu legalmente a vontade dos docentes que se recusem a trabalho que ultrapasse a carga horária definida.

shadow

Professores retomam greve ao sobretrabalho a partir de 27 de outubro

Face à permanente indisponibilidade do Ministério da Educação para corrigir os abusos e ilegalidades praticados e aos múltiplos contactos de professores nesse sentido,  a FENPROF decidiu convocar, de novo, greve ao sobretrabalho, que interrompida no final do anterior ano letivo, tendo já formalizado a entrega dos indispensáveis pré-avisos ao Ministério da Educação. Esta greve incide sobre toda a atividade docente, letiva ou não letiva, que ultrapasse as respetivas componentes previstas no horário do docente e, portanto, as 35 horas semanais. Ler mais

Veja aqui as razões e consulte os pré-avisos de greve.

shadow

Os professores estão de luto

Há duas semanas, neste mesmo espaço, celebrámos a classe docente, lembrando o Dia Mundial do Professor. Ao longo desse dia, a Internacional da Educação, numa iniciativa global, reuniu professores e professoras de todo o mundo,(...)

Hoje, não poderia deixar de aqui trazer o profundo pesar pela morte bárbara de um dos nossos. Barbaramente assassinado por um jovem extremista, Samuel Paty, professor de História e Geografia numa escola de uma pequena comuna nos arredores de Paris,... Ler mais

Almerinda Bento

shadow

Colégios perdem em toda a linha

“Ministério da Educação,55 – Colégios 0 - Eis o balanço da guerra nos tribunais”

Este é o título da notícia, assinada por Clara Viana, que o Público de hoje, 19 de outubro de 2020, insere na página 14.

O resumo é simples: os tribunais, das diferentes instâncias, têm recusado todas as ações jurídicas com que os colégios tentaram travar a decisão do M.E. de fazer cumprir o que a lei estipula sobre os contratos de associação,... Ler mais

António Avelãs

shadow

StayAway Covid: será que António Costa perdeu a noção?

Este é o título de um artigo de opinião de Susana Peralta, no Público de hoje.

Sugiro a leitura, deixando aqui, como aperitivo, uma parte do texto.

“Esta semana, o Governo entrou oficialmente em derrapagem com a ideia de nos obrigar a andar com uma aplicação de rastreamento de contactos no telefone. Esta medida é inútil, quase de certeza. E é perigosa, de certeza. Ler mais

M. Micaelo

shadow

6ª Reserva de Recrutamento 2020/2021

Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa – 6.ª Reserva de Recrutamento 2020/2021.

Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira, dia 19 de outubro, até às 23:59 horas de terça-feira, dia 20 de outubro de 2020 (hora de Portugal continental).

A apresentação dos docentes (QA/QE, QZP e Externos) no AE/ENA é efetuada no prazo de 48 horas, correspondentes aos dois primeiros dias úteis após a respetiva colocação.

Saiba mais aqui