Pasta:Ação Reivindicativa

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados

shadow

Professores não abandonam a ação e a luta

Manter exigências sobre o governo. Exigir compromissos dos partidos. Mais investimento na Escola Pública e valorização dos seus profissionais.

As eleições previstas para 10 de março não farão os professores abandonar a ação e a luta, ainda que possam adquirir outros contornos. Além de outras iniciativas e da participação em protestos mais gerais, a FENPROF está a levar a cabo quatro petições (assinatura online):

Subscreve!

Ler mais

shadow

SNS continua a degradar-se e os portugueses a sofrerem devido à passividade e incapacidade do governo para tomar medidas adequadas

Um ministro da saúde palavroso que ilude os problemas, mas que não resolve nada, um diretor executivo do SNS que foi nomeado, mas que não aparece, um orçamento do SNS para 2023 que é enganador e insuficiente, e o SNS continua a degradar-se e os portugueses a sofrerem devido à passividade e incapacidade do governo para tomar medidas adequadas.

Ler mais

shadow

Reuniões com os Grupos Parlamentares da Assembleia da República

O Departamento de Professores Aposentados pediu reunião aos Grupos Parlamentares da AR para entrega da Resolução aprovada na 3ª Conferência, realizada a 29 de novembro de 2022, para discussão e reforço das reivindicações, apesar de a Resolução conter reivindicações nesta áreas:

  • Melhoria de Pensões
  • Sustentabilidade da Segurança Social
  • Medicina para o envelhecimento, as doenças mentais e a economia do trabalho
  • ADSE
  • Direito à participação e à mobilidade

Ler mais

shadow

Manifestação 27 de outubro | Praça do Saldanha | 14h30

No próximo dia 27, sexta feira, participamos na manifestação de reformados, aposentados e pensionistas promovida pelo MURPI, às 14h30, na Praça do Saldanha, em defesa dos serviços públicos e funções sociais do estado e o aumento de todas as pensões e reformas de modo a garantir um futuro com direitos.

Contamos com a tua presença.

Não faltes!

Departamento de Professores e Educadores Aposentados

shadow

Defesa e reforço do Serviço Nacional de Saúde - Manifestação de 16 de setembro

Não obstante a enorme importância que o SNS tem – o que aconteceu com as crises da COVID 19 é demonstração irrefutável –, conheces os violentos ataques que tem sofrido. Ao invés do investimento e da melhoria de respostas, vamos assistindo ao desinvestimento com implicações muito negativas nos meios técnicos, humanos e financeiros do SNS. Ler mais

shadow

18 de março – manifestação nacional

No dia 18 de março, os professores e os educadores estarão na rua, de novo. Desta vez vão juntar-se à que se prevê ser uma grande manifestação dos trabalhadores de Portugal contra o custo de vida e, em geral, a desvalorização do seu trabalho.

Os docentes aposentados estarão presentes contra o aumento do custo de vida e reivindicando o aumento das pensões.

O apelo é “Todos a Lisboa”! A concentração dos docentes será às 15h junto às Amoreiras, local de onde partirão os trabalhadores da Administração Pública. No Marquês de Pombal dar-se-á o encontro entre o setor público e o privado, com o desfile a descer a Avenida da Liberdade.

O SPGL e a FENPROF apelam à presença dos docentes nesta grande Manifestação Nacional convocada pela CGTP-IN.

Não faltes!

shadow

Acção de luta descentralizada da IR/CGTP-IN e MURPI

No dia 24 de Janeiro, decorrerá a Acção Nacional de Luta (descentralizada), organizada pela Inter-Reformados – organização específica da CGTP-IN, e pela Confederação de Reformados, Pensionistas e idosos – MURPI, que tem como objectivo dar expressão ao protesto dos reformados e pensionistas contra o aumento do custo de vida, pelo aumento real das reformas e pensões e dos salários, pelo reforço da Segurança Social e por melhores serviços públicos de saúde.

O Departamento de Professores e Educadores Aposentados do SPGL apoia a luta e estará presente, às 15h, na Alameda Dom Afonso Henriques.

Contamos contigo!

shadow

Plano de Ações e de Luta

A FENPROF aprovou um plano de ações e lutas, algumas em convergência com outras organizações sindicais, do qual se destacam: Concentração junto ao Ministério da Educação em 3 de janeiro; permanência contínua, sob a forma de acampamento, junto ao ME, das 16:00 horas de 10 de janeiro às 16:00 horas de 13, caso até dia 10 o ministro não dê resposta às exigências dos professores; Greve Nacional por distritos, com início em Lisboa a 16 de janeiro, prolongando-se até 8 de fevereiro; Manifestação Nacional em defesa da Profissão de Professor, em 11 de fevereiro. Nesta data serão anunciadas novas ações, caso os responsáveis do ME não alterem as suas posições.

Os docentes aposentados estão com os Professores do ativo! No dia 3 lá estaremos!

PARTICIPA!!!

shadow

Negociação Concursos

As intenções do governo em relação aos professores são inaceitáveis. A luta é inevitável!

O ME apresentou um projeto de revisão do regime de concursos que é inaceitável, não só pelo seu conteúdo, mas por constituir uma forma encapotada de revisão do ECD em relação aos quadros de pessoal e à vinculação dos professores. Isto não é admissível!

[Visiona as declarações sobre o que o governo pretende]