Pasta:Todas as Notícias

Pastas / Informação

shadow

O falhanço da luta contra a pobreza na UE

Em bom rigor, esta notícia não é de hoje, mas de ontem (domingo); aliás, não é uma notícia, mas uma entrevista no Público (pag. 10-11) a Sérgio Alves, que em 2012 assumiu a liderança da Rede Europeia Antipobreza. O título é brutal e claro: “a pobreza e a desigualdade vão fazer explodir os paióis”. Porque, afirma ele, “Este tipo de crescimento não produz riqueza, produz ricos”. (...) Perca uns minutos de televisão e leia esta entrevista! Ler mais

António Avelãs

shadow

Concursos: Reserva de Recrutamento 02

Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Lista de Colocação Administrativa dos Docentes de Carreira – 2ª Reserva de Recrutamento 2018/2019.

Consulte AQUI - Nota informativa

Aplicação da aceitação está disponível das 0:00 horas do dia 17 de setembro, até às 23:59 horas do dia 18 de setembro de 2018 (hora de Portugal continental).

shadow

Os professores e as notícias da OCDE

Este método de fazer sair notícias falsas acerca dos professores, denegrindo-os e desautorizando as suas reivindicações também foi usado por Lurdes Rodrigues. Esta "notícia" do Público acerca do "inquestionável" relatório da OCDE teve um complemento no Expresso com um artigo de opinião em que se afirma que há milhares de baixas fraudulentas nas escolas públicas, que o absentismo na Educação é o maior do mundo e arredores e que não se compreende como é que os médicos subscrevem essas baixas. Afinal, Costa não é diferente de Sócrates nos métodos iníquos e no desprezo pela classe docente.

Francisco Martins da Silva

shadow

9 Anos, 4 Meses e 2 Dias – Não nos roubarão!

Autocraticamente, governo optou pela ilegalidade e decidiu que, no seu mandato, serão apagados 6,5 anos e que nem um dia será recuperado aos professores

Professores exigem ser respeitados pelo governo, esperam coerência e o respeito dos partidos políticos, recorrerão à justiça e denunciarão postura do ME em instâncias internacionais; contudo, privilegiarão a luta como caminho!

Ler mais

shadow

Concursos: Reserva de Recrutamento 01

Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Lista de Colocação Administrativa dos Docentes de Carreira – 1ª Reserva de Recrutamento 2018/2019.

Consulte AQUI - Nota informativa

Aplicação da aceitação está disponível das 0:00 horas do dia 10 de setembro, até às 23:59 horas do dia 11 de setembro de 2018 (hora de Portugal continental).

shadow

Suécia: o fiasco da privatização do ensino

Este fim de semana duas notícias sobre a Suécia merecem destaque: as eleições, nas quais, apesar da vitória dos sociais democratas, se verificou uma enorme subida da extrema direita, como vem acontecendo um pouco por quase toda a Europa, e um texto publicado pelo Monde diplomatique - edição portuguesa, do mês de setembro, páginas 14-16, descrevendo o descalabro do sistema educativo sueco após a sua privatização parcial. Vale a pena ler!

António Avelãs

shadow

Ler jornais é saber mais

É uma frase batida, dirão alguns que é uma verdade de La Palice, tão evidente é.

Exemplificando:

Ontem (como aqui referimos) o Público noticiava que “Poder de compra dos funcionários públicos caiu 12% desde 2010”, o Jornal de Negócios titulava, também ontem, “Função pública com aumento médio de 5,6% em dois anos” (link disponível só para assinantes) e, hoje a notícia de capa do Jornal Económico é “Governo não quer dar aumentos aos funcionários públicos e vai ter resposta, disse Frente Comum”.

Mas é preciso saber ler.

M. Micaelo

shadow

Mais de 500 quadros sindicais da FENPROF prepararam a luta deste início de ano letivo

Mais de 500 delegados e dirigentes sindicais da FENPROF reuniram esta quarta-feira em Lisboa para fazer a análise e o ponto de situação negocial e preparar a reunião de dia 7 com o governo e a luta a desenvolver já desde o início deste ano letivo.

Os participantes seguiram, depois, em desfile até à Praça do Comércio, junto ao Ministério das Finanças e à atual residência oficial do Primeiro-Ministro.

Moção aprovada por unanimidade e aclamação

Intervenção do Secretário-geral da FENPROF

Veja fotos aqui

shadow

Poder de compra dos funcionários públicos caiu 12% desde 2010

O Público de ontem, 5 de setembro, “quantifica” o que todos os funcionários públicos “sentem na pele”: o seu poder de compra continua em queda acentuada: 12% desde 2010, mesmo após a reposição dos salários sem cortes.

Face a esta “objetividade”, que sentido tem a hipótese sustentada por António Costa de não haver aumentos da função pública em 2019?

António Avelãs

shadow

Concursos: Candidatura a mobilidade interna

Encontra-se disponível a aplicação que permite aos docentes efetuar a candidatura à mobilidade interna, entre o dia 31 de julho a as 18:00 horas do dia 6 de agosto de 2018. 

Os docentes de carreira do quadro de Zona Pedagógica (QZP) são, obrigatoriamente, candidatos a Mobilidade Interna (MI), independentemente de já terem um regime de mobilidade autorizado. 

Saiba mais aqui

Consulte a Nota Informativa