20ª Reserva de Recrutamento 2020/2021
Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa.
Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira, dia 8 de março, até às 23:59 horas de terça-feira, dia 9 de março de 2021 (hora de Portugal continental).
Carta Pública sobre a Palestina
Na passada segunda-feira, 442 deputados nacionais e europeus subscreveram uma carta dirigida aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da União Europeia e ao seu Alto Representante para a Política Externa, Josep Borrell, onde se pronunciam contra a política de anexações do Estado de Israel na Cisjordânia,... Ler mais
Joaquim Jorge Veiguinha
Sem emprego não há sociedade
A pretexto da pandemia temos assistido ao anúncio de despedimentos massivos em grandes empresas nacionais e multinacionais.
Por cá, depois da TAP, vem agora a Altice ameaçar com o despedimento de milhares de trabalhadores, a maioria a ocupar lugares de necessidade permanente. Ler mais
Ricardo Furtado
Para que as escolas reabram e se mantenham abertas, a vacinação de docentes e trabalhadores não docentes terá de ser prioridade
A Ministra da Saúde admitiu, em entrevista, que professores e outros trabalhadores das escolas venham a ser considerados prioritários para vacinação contra a Covid-19, por entender que as escolas são serviços essenciais. A FENPROF espera que essa possibilidade se concretize e lembra que, nas reuniões realizadas com os secretários de estado do Ministério da Educação, em 7 de janeiro e 2 de fevereiro, apresentou tal proposta. Ler mais
Uma aposta séria na educação e formação ao longo da vida
Crise provocada pela Covid-19 no mercado de trabalho, com um maior impacto nos mais frágeis, nos trabalhadores jovens, sem qualificações e precários, vem uma vez mais comprovar a urgência de uma aposta séria na educação de todos.
O Público anuncia hoje que os efeitos da crise provocada pela Covid-19 no mercado de trabalho são assimétricos e penalizam os mais frágeis, os trabalhadores jovens, sem qualificações e precários. Ler mais
Paula Rodrigues
Campanha "Rostos da Precariedade"
"Rostos da Precariedade" é uma ação para mostrar que, por de trás dos números avassaladores da precariedade na profissão docente, há pessoas concretas, famílias atingidas, projetos de vida consecutivamente adiados, profissionais qualificados que o governo explora e desrespeita! Ler mais
O capitalismo “no seu melhor”
O Público de domingo, 28 de fevereiro, na página 19, conta a “estória” com uma arrepiante simplicidade. Em 2018 a companhia se seguros Fidelidade vendeu em bloco 271 prédios (na sua maioria habitados) ao Fundo Apollo, que por sua vez os vendeu (não sei se todos, mas isso não importa para o caso) à Neptune Categoty,... Ler mais
António Avelãs
Uma tragédia que, de novo, se repete
Mais de 300 alunas raptadas de uma escola no Noroeste da Nigéria.
"Grupo de homens armados entrou durante a madrugada numa escola no estado de Zamfara. É o segundo rapto do género em menos de uma semana."
Vemos, ouvimos e lemos… Não podemos ignorar, costumamos dizer.
Mas é preciso fazer muito mais para acabar de vez com estas atrocidades.
M. Micaelo
19ª Reserva de Recrutamento 2020/2021
Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Listas de Colocação Administrativa
Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira, dia 1 de março, até às 23:59 horas de terça-feira, dia 2 de março de 2021 (hora de Portugal continental).
Covid 19 - Os professores devem ser grupo prioritário?
É, pelo menos, a opinião da UNESCO.
Num artigo do Público de ontem, em que sé dá voz a vários especialistas, o professor Henrique Oliveira, do IST, dizia Quanto mais jovem, mais se está no estado assintomático ou com poucos sintomas. As escolas servem para transmitir a doentes de agregado para agregado familiar. Ler mais
João Correia
Alunos dos 1.º e 2.º anos podem voltar à escola antes de todos os outros
O jornal Público de ontem, 23 de Fevereiro, num texto de Samuel Silva, noticiava que os alunos dos 1.º e 2.º anos devem ser os primeiros a voltar ao ensino presencial. O calendário de desconfinamento está a ser preparado pelo Governo. As preocupações dos responsáveis das escolas e do Ministério da Educação quanto aos impactos do ensino a distância nas aprendizagens destas crianças levam a que a solução seja equacionada. Os estudantes mais velhos, do ensino secundário e do superior, só retomam as aulas presenciais em Abril. Ler mais
Francisco Martins da Silva
Concentração pela eliminação das vagas na progressão na carreira
Cerca de 15 mil docentes subscreveram, em poucos dias, um abaixo-assinado que reclama o fim das vagas para progressão aos 5.º e 7.º escalões, a qual deve depender de requisitos iguais aos previstos para os demais escalões (tempo de serviço; avaliação, no mínimo, de Bom; formação contínua). Ler mais
Proposta negocial apresentada pela FENPROF
Quando as aspas têm água no bico
A minha nota de hoje vai para o artigo do suplemento P2 do domingo de dia 14 – “Vítimas ou Cúmplices da PIDE” de Duncan Simpson e a resposta ao mesmo de Irene Pimentel, com o título “Carrascos, Vítimas, Cúmplices e Passividade. O Caso da PIDE” publicado no suplemento P2 do “Público” de dia 21 de Fevereiro. Ler mais
Almerinda Bento
Para que não restem dúvidas
Na página 5, o diário Público insere, por norma, uma “frase” - uma opinião que pretende destacar. Hoje, 22 de fevereiro, a frase escolhida é de Mariana Mortágua, economista, deputada e dirigente do Bloco de Esquerda. Disse ela: “Para que não restem dúvidas, o Governo, através da Agência Portuguesa do Ambiente, permitiu esquema da EDP para fugir a impostos”. Das duas uma: ou a afirmação de Mariana Mortágua é inverídica – e deve ser corrigida – ou é verdadeira, e há que pedir responsabilidades totais. O que não pode é restarem dúvidas
António Avelãs
Não às vagas na progressão na carreira - Concentração 23 fevereiro - 11h00 - ME
Caro Colega,
Dia 23 de fevereiro (terça feira), pelas 11 horas, vamos entregar o abaixo assinado e a proposta negocial ao Ministério da Educação, contra as vagas que impedem docentes de progredir na carreira. Ler mais