Pasta:Espaço ABC

Pastas / Ação Sindical

O SPGL dispõe, na sua sede, de instalações (o Espaço António Borges Coelho), onde são realizadas atividades culturais de índole diversa nomeadamente exposições, debates e conferências e que os seus sócios podem utilizar, quer enquanto produtores quer enquanto espectadores. No que diz respeito às exposições de artes plásticas, foi criado um grupo, constituído por artistas plásticos de reconhecido mérito, que procede a uma análise prévia das propostas recebidas e aconselha a Direção sobre as exposições a levar a cabo.

A divulgação das iniciativas é feita através da revista “Escola Informação”, do site do SPGL e de material produzido para o efeito.

Neste espaço, aberto para o pátio exterior, os sócios podem ainda ler os jornais diários ou ter acesso gratuito à internet (wireless).


shadow

O Meu Livro Quer Outro Livro - 14/11 - 15h30m - com Ribeiro Cardoso

Nesta sessão teremos connosco Ribeiro Cardoso que nos irá falar do seu livro “25 de novembro e os media estatizados - uma história por contar” - “O 25 de Novembro de 1975 ainda tem muito para e por contar, pois o que ficou na nossa memória coletiva pouco tem a ver com o que se passou na realidade..."

Contamos também com a tua presença e esperamos a tua inscrição para margaridalopes@sapo.pt  ou tlm 966 039 670

shadow

“O Meu Livro Quer Outro Livro” - 17 outubro - Helena Pato

Nesta sessão teremos connosco a colega Helena Pato que nos irá falar do seu livro “A noite mais longa de todas as noites”, contos memoriais da luta contra a ditadura com prefácio de Maria Teresa Horta e posfácio do ex-Presidente da República Jorge Sampaio.

Estarão também presentes as suas companheiras de trabalho e de combate Ana Carita, Adelaide Carvalho, Helena Neves e Lurdes Silva. 

Contamos também com a tua presença e esperamos a tua inscrição para mhelena.g@gmail.com.

shadow

Iniciativas no Espaço ABC

No ESPAÇO ABC (António Borges Coelho), na sede do SPGL:

  • 19 de abril, às 18H30, inauguração da exposição de pintura de Jaime Silva.
    Nome de relevo na pintura em Portugal, Jaime Silva é atualmente professor responsável do curso de pintura na SNBA em Lisboa e diretor artístico da galeria municipal do Montijo. Foi bolseiro da Gulbenkian em Paris (1977 e 1978) e professor de pintura na ARCO (1983/87). Desde 1976 expõe quer em Portugal quer no estrangeiro, tendo recebido numerosos prémios. A não perder! Leia aqui o curriculum.
  • 26 de abril, às 15H30, conversa com Margarida Tengarrinha a propósito do seu livro “Memórias de uma falsificadora”.

shadow

Exposição - Homenagem a Maria Archer

A propósito da polémica causada pelo seu livro “Ela é apenas mulher”, Maria Archer escreveu: “Confio na justiça do tempo”. Esta afirmação pode ser entendida de um modo positivo e de um modo negativo.
Comecemos pelo positivo: o tempo mostrou à saciedade como eram justas e dignas as causas por que lutou, através da escrita, lutas pelas quais “pagou um elevado preço”. A liberdade, a dignidade das mulheres, a democracia. O lado negativo traduz-se no facto de o seu nome ser relativamente pouco conhecido. Exposição patente até dia 13 de março.

Reportagem Fotográfica

Vídeo da iniciativa