Artigo:O projeto ETU4REF | Reforçar o apoio à integração

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O projeto ETU4REF

Reforçar o apoio à integração

Sofia Vilarigues | Jornalista

O projeto do ETUCE/CSEE - Comité Sindical Europeu para a Educação “Na e através da educação: os sindicatos apoiam a inclusão de refugiados e migrantes” (ETU4REF) propõe-se reforçar a capacidade dos sindicatos da educação para apoiar a integração de pessoas refugiadas e migrantes.

Para alcançar os seus objetivos, o projeto leva a cabo várias atividades, entre as quais uma investigação, que combina o estudo documental com um inquérito online entre os membros do CSEE, de que aqui destacamos alguns aspetos relevantes.

Participaram no inquérito online um total de 51 entrevistados, de 46 sindicatos membros do CSEE, de 32 países europeus. O inquérito foi levado a cabo entre junho e agosto de 2024.

Para a inclusão efetiva e sustentável dos estudantes refugiados/migrantes, identificaram-se as seguintes condições:

- Coordenação governamental e de políticas, com políticas claras e financiamento governamental sustentável. As políticas devem garantir um acesso equitativo à educação.

- Docentes adicionais, materiais especializados e formação especializada dos docentes.

- Apoio linguístico, desde o pré-escolar, com programas de aprendizagem acelerada e classes preparatórias.

- Ajuda socioeconómica às famílias, incluindo apoio psicológico e de saúde.

Identificaram-se as seguintes condições como essenciais para a inclusão efetiva e sustentável de professores e pessoal educativo em geral:

- Esforços conjuntos entre governos, sindicatos e outras partes interessadas chave para criar estratégias a longo prazo, como contratação a longo prazo e o financiamento sustentável adequado.

- A necessidade de simplificar e agilizar os processos de reconhecimento de qualificações prévias.

- Garantir o acesso a cursos de idiomas adaptados às necessidades de professores migrantes/refugiados.

- Programas especiais de formação.

- É fundamental contar com um ambiente de trabalho propício, com esforços para reduzir a xenofobia e promover o antirracismo e propiciar um apoio complementar adequado (em saúde mental, jurídico, etc.).

- Fortes laços comunitários, redes de companheiros e sistemas de tutoria.

 Versão resumida publicada no «Escola/Informação Digital» n.º 44 | novembro/dezembro 2024