É urgente melhorar as condições de trabalho no 1.º CEB
Dulce Arrojado
| Dirigente Sindical | 1.º CEB
A cada ano letivo os desafios da Escola Pública ganham maior relevância e este ano não tem sido diferente, pelo contrário, os problemas das condições de trabalho nas escolas agudizam-se.
Se falarmos em relação aos professores do 1.º CEB, esses problemas ganham uma dimensão superior, quer na desregulação do horário de trabalho, quer na violação dos direitos consagrados no ECD. Assiste-se, como algo normal, à violação do direito às 35h de trabalho, à exigente e cada vez maior burocracia, à violação do direito à pausa, por imposição de vigilância de recreios ou acompanhamento de alunos na hora da refeição, assim como ao desenvolvimento de AEC intercalada com atividade letiva, aumento do número de alunos por turma, que vai crescendo ao longo do ano com a chegada de novos alunos, ou ao trabalho com alunos considerado como atividade não letiva, o que tem levado a que muitos docentes prescindam do direito da dispensa da CL, ao abrigo do art. 79.º do ECD.
Por tudo isto a FENPROF lançou a Carta Reivindicativa do 1.º CEB, a que urge dar corpo, através da luta por melhores condições de trabalho!
Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 44 | novembro/dezembro 2024