Artigo:Breve caraterização do ano letivo 2024/2025

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Breve caraterização do ano letivo 2024/2025

Anabela Tavares
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Dirigente Sindical | Coordenadora Educação Pré-Escolar

Iniciado o ano letivo há dois meses e meio, a falta de professores e educadores continua a verificar-se, sem garantir o direito à educação em igualdade! 

A chegada de alunos de outras nacionalidades, sem que se encontrem disponíveis os apoios necessários para que sejam devidamente acompanhados, a par da aposentação de técnicos (psicólogos, serviço social) está a tornar este ano letivo muito instável e com poucas garantias de sucesso.

Não há professores de PLNM, o que faz com que os alunos fiquem nas turmas, sem que seja feita uma integração efetiva! As Salas de Ensino Estruturado estão superlotadas, com problemáticas muito graves, sem que se consiga fazer uma verdadeira inclusão, por muito esforço e boa vontade que os educadores e os professores de EE revelem! 

Não há Assistentes Operacionais suficientes e com condições físicas e psíquicas para o desempenho da sua tarefa. 

Os estabelecimentos de ensino e equipamentos estão degradados sem manutenção e sem espaços adequados.

É este o estado da Escola Pública, fruto do desinvestimento dos sucessivos governos deste país!

Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 44 | novembro/dezembro 2024