Escola Informação Digital Nº 43
Já se encontra disponível a edição da revista do SPGL, « Escola Informação Digital» n.º 43, de julho/agosto de 2024
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Descarregue aqui Caderno de Verão
Editorial
Nunca pactuaremos com “soluções” que ponham em causa o futuro da Educação
Com um ano letivo que agora termina, é expectável que no próximo ano se mantenha a maioria dos problemas a que temos vindo a assistir e que alguns outros se agravem porque, ao que tudo indica, está em marcha uma tentativa de reconfiguração de todo o sistema educativo, que, a ser conseguida, terá consequências irreversíveis para a Escola Pública. Ler mais
Escola em movimento
Relatório da Organização Internacional do Trabalho
Ilegalidade nos serviços mínimos
O ano de 2023 foi marcado por algumas das maiores contestações de professores. Uma luta que juntou milhares nas ruas e em greves decretadas por uma plataforma de nove organizações sindicais, incluindo a FENPROF. Ler mais
Petições FENPROF
Quatro petições entregues na AR
As petições entregues visam: valorizar, recompondo, a carreira docente; eliminar a precariedade; melhorar as condições de trabalho; rejuvenescer a profissão docente. Ler mais
Recuperação do tempo de serviço
Em setembro anda à roda a lotaria
Recuperação do tempo de serviço inadmissivelmente adiada por uma injustificada e incompreensível obsessão! Mas, se a sorte baterá à porta de milhares de professores, o azar também atingirá outros milhares Ler mais
Mobilidade por doença
Por uma revisão urgente do regime de MpD
O SPGL/FENPROF realizou mais uma ação, a 9 de julho, junto ao MECI, não desistindo de intervir com vista à resolução do problema Ler mais
Ensino Superior e Investigação
Encontro Ciência 2024
Os trabalhadores científicos estiveram em protesto, no dia 3 de julho, na abertura do Encontro Ciência 2024, no Porto. Ler mais
perguntascomresposta
PERGUNTA 1
Quem pode concorrer à mobilidade interna (MI)? ...
PERGUNTA 2
Como é identificado o docente com horário zero? ...
consultóriojurídico
O direito ao subsídio de alimentação na atividade docente
A atribuição do subsídio de alimentação aos trabalhadores que exercem funções públicas encontra-se prevista no DL n.º 57- B/84, alterado pelo DL n.º 70-A/2000. Ler mais
Cidadania
a voz a quem entra
Élio Rodrigues tem 28 anos. É professor do grupo de recrutamento 410 – Filosofia e, durante o presente ano letivo, exerce funções na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Ler mais
Intervenção no Plenário de Sindicatos da FC
Valorizar é respeitar, e assim teremos professores
O Plano “Alunos sem aulas” foi o mote da intervenção da FENPROF no Plenário de Sindicatos da Frente Comum, realizado junto à residência oficial do 1º ministro no dia 2 de julho. Ler mais
À atenção dos docentes que se aposentaram em 2024
Revalorização e atualização das pensões
Chamamos a atenção dos docentes que se aposentaram, neste ano de 2024, para o facto de as suas pensões terem sido calculadas com base em valores anuais errados, uma vez que o Governo não publicou atempadamente, como era seu dever, a Portaria que determina o coeficiente de revalorização das remunerações anuais, base para o cálculo das pensões, só o tendo feito em 20 de junho de 2024. Ler mais
opinião
O “extremo-centro”, a extrema-direita e a ruptura
O termo “extremo-centro” foi popularizado por Tariq Ali para descrever como partidos do “centro” adoptam políticas neoliberais e autoritárias, privatizando direitos, favorecendo elites económico-financeiras, e impondo austeridade contínua aos trabalhadores, degradando os serviços públicos. Estes partidos chamam de extremista ou utópico (na pior das hipóteses, ilegal) qualquer gesto que ponha em causa o consenso neoliberal. É a TINA - there is no alternative na sua forma acabada. Ler mais
Caderno
O Que Avalia o PISA: Criar ou “Desenrascar”
O pensamento criativo pode ser ensinado, a aprendizagem destas competências surge pela participação em atividades de cariz artístico e tecnológico e pela atitude pedagógica dos docentes Ler mais
Questionar o mundo que nos rodeia
A arte de hoje permite múltiplas interpretações e pretende lançar perguntas e reflexões, o que significa que o seu propósito é a criação de pensamento Ler mais
Escolas de Torres Vedras
A professora de música que desperta as emoções
Raquel Monteiro é professora de música com mestrado em musicoterapia e a sua vocação sempre foi ajudar o outro através da música e do som, como ferramentas para despertar emoções. Ler mais
AE Monte da Caparica, Almada
As artes, as emoções, experiências no pré-escolar
No Agrupamento de Escolas do Monte Caparica, as artes são indispensáveis na inclusão de todas as crianças, pintura, música, expressão corporal. Ler mais
AE Nun’Álvares, Seixal
Inspiração Cargaleiro no Seixal
No concelho do Seixal, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, com um projeto arquitetónico da autoria do Arquiteto Siza Vieira, tem por objetivo promover a arte contemporânea. São realizadas exposições temporárias e desenvolvidas uma grande diversidade de atividades educativas, com componente experimental nas oficinas, enquanto espaços de criatividade e aprendizagem. Ler mais
Casa Pia de Lisboa
Relato de uma experiência com estudantes
A prática de um instrumento é, indubitavelmente, um ato de partilha, persistência, resiliência e generosidade. Aspetos incutidos aos alunos que integram o Curso Básico de Música na Casa Pia de Lisboa. Ler mais
EA de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa
Projetos Interdisciplinares
Numa escola vocacional de Dança, com duas turmas do 8º ano e duas disciplinas em que se acredita fortemente nas potencialidades dos projetos interdisciplinares, decidimos avançar. As disciplinas diretamente envolvidas foram Expressão Dramática e Música. A partir da obra de Gil Vicente, em sete passos, criámos o nosso projeto interdisciplinar: Ler mais
EA António Arroio, Lisboa
Percurso e Provas de Aptidão Artística
A Escola Artística António Arroio é uma escola secundária pública, que, juntamente com a Escola Soares dos Reis, no Porto, tem formação de ensino artístico especializado nas artes visuais e dos audiovisuais. Ler mais
“Filmar o Outro, O Gesto Documental”
O potencial transformador do cinema
Realizou-se em Portugal, pela primeira vez, o encontro internacional final do programa “O Cinema, Cem Anos de Juventude”. O encontro reuniu, na Cinemateca, entre 3 e 7 de junho, alunos dos ensinos básico e secundário de 50 escolas de 14 países de todo o mundo. Ler mais
Entrevista com Teresa Garcia
É uma coisa que os faz crescer. Porque os faz olhar para o mundo
Na sequência do Encontro Internacional de O Cinema, Cem Anos de Juventude, tivemos uma longa e animada conversa com Teresa Garcia, de Os Filhos de Lumière, na sede da associação. Aqui fica um pouco do muito que foi dito. Ler mais
Cantar Mais Liberdade
Um projeto de criação coletiva
Cerca de 85 crianças, de três agrupamentos de escolas da grande Lisboa, estiveram em palco, dia 26 de maio, no Fórum Lisboa, num grande concerto em que cantaram canções de Abril. Ler mais
Teatro e Expressão Dramática
Pela criação de um grupo de recrutamento
A intolerável e incoerente integração na carreira como técnicos superiores (!?) dos docentes que lecionam estas áreas relevantes do ensino artístico. Ler mais
Concurso FENPROF
50 anos do 25 de Abril,
50 anos de Liberdade
As comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 foram o pretexto para o concurso promovido pela FENPROF, que mereceu a ampla adesão de alunos e professores de todo o país. Ler mais
Sugestões
António Borges Coelho, Crónicas e Discursos, Caminho, 2024
Um excelente livro de proveito e exemplo
1. Antes de apresentar uma proposta de leitura de Crónicas e Discursos [C e D], de António Borges Coelho, [ABC], gostaria de deixar algumas notas biográficas sobre o autor com o propósito dos receptores entenderem com mais clareza o emissor do discurso, ou melhor, o sujeito da enunciação de cada um dos trinta e nove textos que compõem C e D, tanto mais quanto eles foram escritos num arco temporal bastante alongado, de 1963 a 2022, em circunstâncias históricas, políticas, sociais e culturais inquestionavelmente diversas. Ler mais