Artigo:Percurso e Provas de Aptidão Artística

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EA António Arroio, Lisboa

Percurso e Provas de Aptidão Artística

Rute Garcia
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Dirigente Sindical |

A Escola Artística António Arroio é uma escola secundária pública, que, juntamente com a Escola Soares dos Reis, no Porto, tem formação de ensino artístico especializado nas artes visuais e dos audiovisuais. 

A sua oferta formativa técnico-artística confere o nível quatro do Quadro Nacional de Qualificações, é uma formação secundária com dupla certificação, possibilitando ao aluno a integração na vida ativa e/ou a continuação dos seus estudos académicos.

Atualmente, a escola oferece formação em Cinema e Vídeo, Fotografia, Multimédia e Som no curso de Comunicação Audiovisual, Design Gráfico e Multimédia no curso de Design de Comunicação, Equipamento no curso de Design de Produto e Gravura, Serigrafia, Ourivesaria, Têxteis, Cerâmica e Realização Plástica do Espetáculo no curso de Produção Artística.

Na última revisão curricular, no ano letivo de 2004-2005, foi implementado nesta escola o 10.º ano comum com a disciplina de Projeto e Tecnologias (PT), estruturada com base na complementaridade entre essas duas vertentes e transversal a todas as áreas de formação. Esta disciplina, nos moldes em que está desenhada, exige um grande investimento por parte dos alunos e dos professores. Os alunos, recém chegados do ensino básico, são convidados a mergulhar em diferentes experiências. Dão os primeiros passos no pensamento tecno-artístico das diferentes áreas de formação, na utilização de metodologias projetuais, na exposição e defesa de uma ideia, na experimentação de diferentes materiais, ferramentas e tecnologias. Trabalham  seis projetos em nove meses. A imersão, de cinco a seis semanas, nas áreas tecnológicas, permite um maior contacto e promove a consciência para a escolha do curso e da área de especialização. Requer, por outro lado, um ritmo de trabalho que não deixa tempo para reflexão e espaço para o erro.

A disciplina de PT é integrada no plano de estudos dos quatro cursos, é uma disciplina essencialmente prática, estruturada em três etapas, de  iniciação no 10.º ano, de desenvolvimento no 11.º ano e de especialização no 12.º ano. Nos 11.º e 12.º anos, as metodologias e o tempo de reflexão passam a ser mais ponderados, permitindo um maior envolvimento e profundidade nas diferentes fases das metodologias de trabalho. Nestes três níveis de ensino, a disciplina reúne em si um entendimento entre o saber ver e o saber fazer, promove o domínio da cultura visual e a capacidade de ter uma consciência crítica, informada e de intervenção. É de salientar que esta disciplina só é possível pela estreita colaboração dos docentes nos trios pedagógicos criados para cada curso, para cada turma e para cada nível de ensino, assim como pelo respeito, consideração e valorização do trabalho de todos.

Em síntese, na disciplina de PT o processo de ensino desenvolve-se, ao longo do ano, em duas componentes que se articulam de forma cooperante. Na vertente de Projeto, faz-se a ligação às áreas de estudo e à prática projetual, desenvolvem-se competências conceptuais, criativas, comunicacionais, documentais, metodológicas e de organização. Na vertente Tecnologia, concretiza-se o projeto, experimentam-se materiais, ferramentas, técnicas e desenvolvem-se competências técnicas e tecnológicas.

No décimo segundo ano os alunos realizam a Prova de Aptidão Artística, etapa final da sua formação artística na “António Arroio”. O aluno defende em dez minutos, perante um júri, um projeto individual e entrega um relatório final com a sua apreciação crítica de processos e resultados. É um momento relevante, formal, onde são demonstrados os saberes e as competências técnico-artísticas adquiridas. É um momento de concretização que marca o fim de uma viagem com uma porta aberta para o futuro.

Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 43 | julho/agosto 2024