EA de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa
Projetos Interdisciplinares
Marcos Pinheiro
| Expressão Dramática |
Teresa Santos
| Música |
Numa escola vocacional de Dança, com duas turmas do 8º ano e duas disciplinas em que se acredita fortemente nas potencialidades dos projetos interdisciplinares, decidimos avançar. As disciplinas diretamente envolvidas foram Expressão Dramática e Música. A partir da obra de Gil Vicente, em sete passos, criámos o nosso projeto interdisciplinar:
1)visita guiada à Exposição “Gil Vicente Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu” (04/01/24) efetuada pelo Dr. Nuno Costa Moura, tendo os alunos tomado conhecimento da vastíssima obra deste dramaturgo; 2) na aula de Expressão Dramática teve lugar a discussão e a escolha da obra e da personagem a tratar (Autos, Farsas, Comédias e Tragicomédias); 3) na aula de Música discutimos e selecionámos CDs com temas diversos da época (Renascimento), que passaram a fazer parte do trabalho, como fundo musical; 4) na aula de Expressão Dramática começaram a ser trabalhados os segmentos dos textos escolhidos por cada aluno; 5) na aula de Música foi escolhido um tema anónimo de 1500 para duas flautas de bisel - Tourdion, para o início do trabalho; 6) começaram os ensaios conjuntos (06/02/24) que envolveram na Expressão Dramática: o trabalho de voz, dicção e teatralização e, na Música: as explorações sonoras quer rítmicas quer melódicas; 7) o último passo consistiu na apresentação pública do projeto na escola (22/03/24) e no Museu do Teatro e da Dança (28/04/24).
Estava previsto contarmos com a colaboração plástica nos figurinos e adereços de outra escola vocacional, mas tal não se veio a concretizar. Na EDCN, dadas as profundas obras que estão a decorrer no edifício, infelizmente no momento não contamos com a disciplina de EV no 3.º Ciclo.
Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 43 | julho/agosto 2024