Escolas de Torres Vedras
A professora de música que desperta as emoções
Jorge Humberto
| Dirigente SPGL |
Raquel Monteiro é professora de música com mestrado em musicoterapia e a sua vocação sempre foi ajudar o outro através da música e do som, como ferramentas para despertar emoções.
Aos 32 anos anda por diversas escolas do concelho de Torres Vedras a ajudar dezenas de alunos com autismo e multideficiência, bem como na intervenção precoce, com bebés. “Levo sempre comigo a guitarra, uma coluna, muitos instrumentos, acessórios e vontade de cantar”, afirma.
Cada aluno é um mundo que se abre ao som, à comunicação verbal, ou não verbal, à mobilidade e à interação social e inclusiva. “Para além de aumentar o foco, concentração e memória, a música promove a interação e participação ativa”.
Para o autismo, os jogos, ritmos e músicas estimulam a interação e produção de sons, no contexto da multideficiência é dado foco à interação com o som e os instrumentos, exigindo maior concentração e mais movimentos corporais, estimulando assim também a coordenação motora e movimentos que por vezes são desafiantes. “No entanto, mais do que a patologia ou diagnóstico, há uma adaptação a cada caso”.
Para Raquel, a música é inata a todos e tem ainda um caráter lúdico que envolve os participantes num contexto descontraído e cíclico, motivando a participação e envolvimento e tem um papel muito positivo na inclusão dos alunos com diagnóstico ou dificuldades associadas.
“Acredito e testemunho que a música pode contribuir de forma ativa para o desenvolvimento de competências emocionais, sociais, físicas e cognitivas de todas as crianças, para além de potenciar a interação com a restante escola de forma mais igualitária, fazendo sobressair as capacidades e competências de cada um, em vez de dar ênfase às dificuldades”.
Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 43 | julho/agosto 2024