Petições FENPROF
Quatro petições entregues na AR
José Feliciano Costa
| Presidente SPGL |
As petições entregues visam: valorizar, recompondo, a carreira docente; eliminar a precariedade; melhorar as condições de trabalho; rejuvenescer a profissão docente.
Durante o período que antecedeu a realização das últimas eleições legislativas, que aconteceram após a demissão do anterior primeiro-ministro António Costa, em plena campanha eleitoral a FENPROF promoveu quatro petições relativas aos quatro grandes problemas que afetam a profissão docente, desvalorizando e retirando-lhe atratividade e que são os principais motivos da crescente falta de professores nas escolas.
Foi nesse sentido que, no dia 25 de junho de 2024, uma delegação da FENPROF fundamentou as razões das 4 petições subscritas por milhares de professores e educadores, em 4 audiências, na Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.
Aguarda-se, agora, a subida a sessão plenária destas petições, num debate que certamente acompanharemos e que, esperamos, produza resultados positivos na valorização da carreira dos professores e dos educadores e na valorização, também, da Escola Pública, conquista de Abril e que a Constituição da República Portuguesa consagra.
Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 43 | julho/agosto 2024