Artigo:Valorizar é respeitar, e assim teremos professores

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Intervenção no Plenário de Sindicatos da FC

Valorizar é respeitar, e assim teremos professores

José Feliciano Costa
| Presidente do SPGL |

O Plano “Alunos sem aulas” foi o mote da intervenção da FENPROF no Plenário de Sindicatos da Frente Comum, realizado junto à residência oficial do 1º ministro no dia 2 de julho.

Alunos sem aulas, foi dito, são a consequência da falta de professores e essa é a única razão  deste grave e prolongado “fenómeno”.

O governo está preocupado? A FENPROF também, há muito tempo, e, ao contrário do que diz o ministro, a FENPROF e os seus sindicatos sabem qual a causa.

E a causa da falta de professores está numa carreira desvalorizada, degradada, com uma taxa de precariedade superior a 30%, uma carreira onde se permitem abusos e ilegalidades nos horários de trabalho. Um corpo docente envelhecido e desgastado, porque a tal recuperação do tempo de serviço, foi feita, sim, apesar de tardiamente, mas não contemplou todos os docentes nem recuperou o tempo que os docentes perderam nas transições de carreira e nas listas de espera.

É por tudo isto que faltam professores. Porque não se respeitam os professores na doença, transformando um destacamento que visa minorar o esforço de quem tem doenças incapacitantes, doenças oncológicas, ou de quem acompanha familiares dependentes e quer continuar na escola, numa espécie de concurso medido pelo número de kms percorridos e pela vagas existentes em grupos de recrutamento.

É por isto que os jovens não escolhem a docência como profissão, é por isso que milhares que escolheram esta profissão a abandonam

Valorizar é respeitar, e assim teremos professores. Desse respeito não abdicamos. Pelos nossos alunos, cá estamos em defesa desta conquista de abril que é a Escola Pública.

Versão resumida publicada no «Escola/Informação Digital» n.º 43 | julho/agosto 2024