Departamento de Professores e Educadores Aposentados
Projeto “O meu livro quer outro livro”
Realizámos, no dia 6 de maio, uma sessão do projeto “O Meu Livro Quer Outro Livro” onde se fez a apresentação do romance “olhares” por Fernando Sequeira e a presença da autora, Raquel Oliveira.
A sessão iniciou-se com uma introdução musical (clássica) pelo violinista Daniel Bolito, concertino e solista da orquestra de Oeiras / Cascais e continuou com a apresentação da autora Professora aposentada de Educação Física que durante todo o seu percurso profissional sempre escreveu e, quando se reformou, cresceu o tempo livre e a vontade de contar as coisas que via, vivia, sentia ou imaginava e este livro é o resultado.
Em 11 de junho apresentámos o livro “Anos de Brasa-Contos e Outros Escritos” com a presença do autor Luis Farinha e de Helena Roseta e a apresentação de Almerinda Bento que referiram a importância desta obra no retrato da sociedade portuguesa no período do 25 de Abril, assim como no que o antecedeu e nos anos seguintes. Dá-nos a perspetiva da complexidade desse período único que a nossa geração viveu e protagonizou e representa um testemunho num tempo de recuo nos direitos que estamos atualmente a viver, lembrando-nos que os direitos conquistados têm de ser preservados pois a sua existência não é um dado adquirido.
Viagem cultural ao Tacão da Bota – Sul de Itália
De 29 de maio a 4 de junho realizámos uma viagem cultural ao Tacão da Bota - A verdadeira alma do sul de Itália, onde reside a sua autenticidade crua, marcada pela forte herança mediterrânica. É um mosaico de contrastes: o caos vibrante e a história milenar de Nápoles, as vilas piscatórias da Costa Amalfitana e a ruralidade mágica da Puglia. Viajar por esta região é mergulhar num estilo de vida onde a tradição, a hospitalidade calorosa e a gastronomia são elevadas a arte. Os principais tesouros que compõem a sua essência incluem Nápoles, famosa pelo seu centro histórico, Matera, famosa pelos Sassi (habitações esculpidas na rocha), um dos locais habitados mais antigos do mundo, Alberobello que, com os seus trulli (casas cónicas de pedra), é um marco arquitetónico único, enquanto Lecce oferece uma das mais belas exposições de arquitetura barroca.
Projeto “Memórias e Conversas”
Homenagem a Leonoreta Leitão
Realizámos no dia 23 de junho uma sessão em que estiveram presentes Paulo Sucena, o Presidente da APE José M. Mendes e José Costa, Presidente do SPGL que celebraram a colega aposentada Constança Leonoreta Leitão presente na sessão que a todos a todos agradeceu.
Nasceu em Leiria, em 1929, num meio social privilegiado. Seria seu padrinho o poeta Afonso Lopes Vieira. Professora antifascista, com atividade política e sindical iniciada durante a Ditadura do Estado Novo, tem um percurso profissional e ideológico longe da vulgaridade. Com papel relevante como educadora e, desde cedo, com a noção da importância da educação literária na formação de crianças e jovens, fez parte de um núcleo de intelectuais que, na segunda metade do século XX, contribuíram para formar cidadãos cultos, procurando colocar no centro dessa formação a criação artística e o livro. Desde sempre empenhada na dignificação da profissão docente, fez parte dos “grupos de estudo” organizados por professores antes de 1974 e que constituíram o embrião dos sindicatos de professores, após 25 de Abril de 1974.
Depois da Revolução de Abril, Leonoreta Leitão teve grande atividade política, profissional e cívica. Impulsionou o Movimento de Educadores para a Paz, no qual iria participar sempre. Viveu intensamente algumas experiências docentes, das quais ela destaca memórias da Escola António Arroio e participou nas ações sindicais do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa.
Debate:
“Da perda de poder de compra à necessidade de o recuperar”
No dia 20 de maio, realizámos um debate com o tema “Da perda de poder de compra à necessidade de o recuperar”, e que contou com a intervenção de Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF entre 2007 e 2025, com o objetivo de preparar a 4.ª Conferência Nacional de Docentes Aposentados da FENPROF, que se realizará a 24 de novembro de 2026 com o lema “Cumprir a Constituição – Unir Forças – Dignificar a Aposentação".
Os educadores e os professores, após longos e laboriosos anos de serviço ao país, têm direito a uma vida digna, de que a defesa do seu poder de compra é pilar inquestionável. Num momento em que a elevada inflação ameaça o nível de vida dos aposentados e dos trabalhadores, este debate, também necessário para reivindicar a alteração da legislação para cálculo do valor das pensões, reveste-se de particular importância tanto para os aposentados como para os docentes no ativo.
Pode assistir à gravação deste debate em:
Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 48 | maio/junho/julho 2026