Artigo:Contestação ao “Exame da Cambridge” mantém-se e falta de rigor do IAVE na “convocação” dos docentes confirma-se

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CONTESTAÇÃO AO “EXAME DA CAMBRIDGE” MANTÉM-SE E

FALTA DE RIGOR DO IAVE NA “CONVOCAÇÃO” DOS DOCENTES CONFIRMA-SE

 

ENTRE OUTRAS INICIATIVAS, FENPROF APOIARÁ OS PROFESSORES NA OBTENÇÃO DE EQUIVALÊNCIA DA SUA HABILITAÇÃO AO SISTEMA EUROPEU DE CERTIFICAÇÃO

 

As ações promovidas pelo IAVE, no âmbito do acordo que celebrou com a Cambridge, estão a provocar a contestação generalizada dos docentes de Inglês à formação e à avaliação que lhes está a ser imposta, no âmbito da aplicação do Preliminary English Test. O desrespeito que o IAVE/MEC revela pelos professores, pelo seu trabalho, pelos alunos e pelas escolas é cada vez mais notório em cada dia que passa. Este é o denominador comum das queixas que têm chegado aos Sindicatos da FENPROF, através dos professores convocados para esta formação.

Para se ter uma ideia de como os docentes estão a ser convocados, repare-se no exemplo: os professores que iniciaram a sua formação ontem, segunda-feira, pelas nove horas da manhã, foram “convocados” pelo IAVE/MEC, via mail, na sexta-feira às 23 horas. Como muitos não consultaram o mail durante o fim de semana, só souberam dessa “convocatória” quando chegaram às respetivas escolas, durante a manhã de segunda, só comparecendo no local da ação já de tarde. Outros souberam ainda no fim de semana, mais precisamente no domingo, quando receberam no seu telemóvel a seguinte mensagem: “De Pedro Carvalho: Bom dia. Retificação da data de formação: 17 e 18 de março. Por favor, consulte o seu email. Obrigado. IAVE-DSAE. Please no reply”. E foi desta forma que souberam que tinham a “convocatória” no mail. Há forma mais desqualificada e desrespeitadora de convocar os professores? Provavelmente haverá e o IAVE/MEC estará a estudá-la.

Outro aspeto que tem merecido uma grande contestação dos professores, para além, naturalmente, da anulação de aulas em momento tão importante do ano letivo, é a avaliação a que o MEC os quer sujeitar no âmbito desta formação. Estes são motivos que fazem aumentar a legítima indignação dos professores, que se sentem usados e abusados neste serviço que o MEC quer que prestem a uma entidade estrangeira!

A contestação dos professores tem-se sentido de várias formas: contestação junto do formador no início das sessões, não comparência à formação ou recusa de realizarem o teste que consideram uma afronta à sua dignidade profissional e põe em causa a sua formação e competência profissionais.

Só dois exemplos: hoje, em Lisboa, na Escola António Damásio, dos 24 professores presentes, cerca de metade recusou realizar o teste; e em Évora, na Escola André de Gouveia, de 24 professores, 21 recusaram a fazer o teste. Este é o panorama que nos chega um pouco de todo o país, em cada dia que passa.

A FENPROF continuará a acompanhar este processo e, para além das minutas de requerimento já divulgadas e que se encontram na sua página Web (requerimento de dispensa; requerimento para pagamento de serviço extraordinário), irá:

- Apresentar, como já havia divulgado, pré-aviso de greve a todo o serviço relacionado com este “exame da Cambridge”, para o período compreendido entre 7 de abril e 6 de Maio de 2015. A FENPROF convidou outras organizações sindicais de professores a subscreverem esta convocatória de greve, tornando ainda mais ampla a contestação ao abuso e ao desrespeito a que os professores de Inglês estão a ser sujeitos;

- Organização de uma ação, a apresentar nos tribunais, em representação dos interesses coletivos dos seus associados, para que sejam dispensados de uma tarefa que não constitui seu dever profissional;

- Apoio jurídico a ações individuais que os docentes pretendam apresentar, caso os seus requerimentos sejam indeferidos;

- Divulgação de minuta junto de todos os professores de Inglês para que requeiram a equivalência da sua habilitação profissional ao sistema europeu de transferência de créditos, vendo assim reconhecida a sua formação dentro do espaço europeu de livre mobilidade.

 O Secretariado Nacional

 

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