Artigo:Concentração CED D. Maria Pia de Lisboa | Trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho

Pastas / SPGL / Setores / Pré-Escolar

Concentração CED D. Maria Pia de Lisboa

Trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho

Carla Correia | Delegada sindical
Gabriela Barros | Dirigente sindical

No dia 13 de janeiro, os trabalhadores do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) D. Maria Pia da Casa Pia de Lisboa concentraram-se à porta do estabelecimento, para reivindicar melhores condições de trabalho para o exercício da profissão, exigindo uma escola pública de qualidade, que disponha dos recursos necessários para o cumprimento das suas funções. 

Após vários plenários com os trabalhadores, o SPGL tem alertado a Direção do CED e o Conselho Diretivo da CPL para a falta de Assistentes Operacionais/Técnicos, situação que se tem agravado ao longo dos anos e resultado numa maior sobrecarga para os docentes. A crescente falta de professores, a atribuição de tarefas não contempladas no horário e/ou conteúdo funcional dos trabalhadores, a falta de acompanhamento dos alunos e o consequente ambiente de insegurança dentro do espaço escolar têm deteriorado as condições de trabalho. 

Os cartazes com palavras de ordem e de denúncia expressaram o cansaço e a desvalorização sentidos pelos trabalhadores, que reafirmaram a intenção de continuar a luta enquanto não forem garantidos os recursos necessários para cumprir, efetivamente, a Missão da CPL.

Cabe à Instituição e ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantir às crianças, jovens e famílias, que a escola seja um lugar de paz, conforto, aprendizagem, respeito e inclusão. Lugar onde os sonhos são estimulados e os futuros garantidos todos os dias. 

Texto original publicado no Escola/Informação n.º 310 | janeiro/fevereiro 2025