Professores na Campanha
Cátia Domingues
Vice-Presidente SPGL
A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) lançou uma iniciativa pioneira intitulada
“Professores na Campanha”, visando promover a participação ativa dos docentes no cenário das eleições legislativas
Entre os dias 26 de fevereiro e 8 de março, são realizadas concentrações diárias, às 10:00 e às 15:00 horas, que, distrito a distrito, percorrem o país, e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Serão convocados Plenários Distritais de Professores e Educadores em local público. Em várias capitais, para além da concentração e do plenário, realizam-se desfiles de Professores na Campanha, com a distribuição de um folheto à população e a afixação de uma faixa da campanha em local de grande visibilidade.
Esta iniciativa pretende, em período de campanha eleitoral, destacar os problemas que, no âmbito da Educação, deverão ser considerados prioridade de resolução para o governo que vier a sair da Assembleia da República, a eleger em 10 de março.
Num contexto em que a educação enfrenta desafios complexos como a falta de professores, em que a valorização dos profissionais é fundamental, a iniciativa da FENPROF surge como um catalisador para amplificar as vozes dos professores. A iniciativa chegará a Lisboa (Rossio) a 5 de março, pelas 10 horas e em Santarém (Largo do Seminário) às 15 horas, sobre o tema da Falta de Professores, a 6 de março será a vez de Setúbal (Praça do Bocage) desta vez com a Carreira Docente, que representam duas das áreas estratégicas.
Ao lançarem-se na campanha, os professores não apenas exercem o seu direito democrático, mas também demonstram o seu compromisso com a melhoria do sistema educacional e das condições de trabalho. A presença ativa nas discussões sobre políticas educativas, enriquece o debate público e contribui para a formulação de soluções mais abrangentes e eficazes, não deixando esquecer os temas centrais que estiveram nas reivindicações destes últimos tempos, nem as promessas eleitorais.
Para além das reivindicações gerais que estarão presentes nas intervenções a realizar, também haverá uma Tomada de Posição que será posta à votação para entrega aos partidos políticos em cada distrito. A entrega da Tomada de Posição, em cada distrito, será feita posteriormente pelas direções distritais dos sindicatos que integram a FENPROF.
Ao envolverem-se ativamente no debate político e social, os professores contribuem para a construção de uma sociedade mais democrática, informada e inclusiva, onde a voz de todos os cidadãos, incluindo a dos profissionais da educação, é ouvida e valorizada.
Texto original publicado no Escola/Informação n.º 307 | jan./fev. 2024