FENPROF inicia ano com reflexão, debate, ação e tomada de decisão, destacando-se:
reuniões dos seus órgãos dirigentes, deslocação ao ME (1 de setembro) e Encontro Nacional de representantes sindicais das escolas (6 de setembro)
A FENPROF inicia mais um ano escolar com intensa atividade, preparando-se para um ano em que se prevê muita luta, face à falta de medidas que deem resposta aos principais problemas que afetam os professores a e as escolas. Assim:
- 31 de agosto e 1 de setembro: Reunião do Secretariado Nacional da FENPROF, em Lisboa (sede da FENPROF);
- 1 de setembro: Entrega no ME, pelas 10:00 horas, de proposta fundamentada, visando a recuperação dos 2393 dias (6 anos, 6 meses e 23 dias) de serviço que foram cumpridos no período de congelamento das progressões e ainda não foram recuperados. Nas palavras do Senhor Presidente da República, o Decreto-Lei n.º 74/2023, de 25 de agosto, que promulgou após um primeiro veto, deixa entreaberta a porta desta recuperação. A FENPROF pretende aproveitar essa porta, assumindo a sua parte, enquanto entidade com competência negocial, procurando que se abra de vez. Foi pedida audiência ao ministro da Educação para entrega e justificação dos termos da proposta;
- 5 de setembro: Reunião do Conselho Nacional da FENPROF, em Lisboa (sede da FENPROF);
- 6 de setembro, com início às 14:00 horas e encerramento às 17:30 horas: Encontro Nacional de Dirigentes e Delegados Sindicais dos Sindicatos de Professores que integram a FENPROF, no salão principal da Voz do Operário, em Lisboa. Este encontro reunirá representantes da grande maioria das escolas e agrupamentos do país. Nele se debaterão os problemas que atingem a classe docente e as escolas, sendo aprovada uma Resolução na qual constarão as ações e lutas a desenvolver no primeiro período letivo.
Convidamos os/as senhores/as jornalistas a acompanharem esta atividade a desenvolver no início do ano escolar, em particular nos dias 1 e 6 de setembro.
O Secretariado Nacional da FENPROF