Artigo:CONFERÊNCIA NACIONAL DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Lisboa – Instituto Franco-Português – será o centro do debate sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico, já nos próximos dias 28 e 29 de março, sexta e sábado desta semana.

Será naqueles dias e no local referido que se realizará a 4.ª Conferência Nacional do 1.º Ciclo do Ensino Básico que, sob o lema “(Re)pensar a Escola, Dignificar o Professor, Respeitar a Criança”, reunirá 250 delegados, eleitos pelos professores em todo o país, incluindo as regiões autónomas, e também no ensino português no estrangeiro.

Sobre esta conferência, há que recordar que, das anteriores, saíram propostas que acabaram por ser concretizadas, mais tarde, pelos governos, sendo disso exemplos, a criação de quadros distritais de vinculação, mais tarde integrados nos quadros de zona pedagógica, ou a reestruturação dos cursos de formação de docentes do 1.º Ciclo que se elevaram para o nível de licenciatura.

Muitos serão os temas em debate nesta Conferência – condições de trabalho, horários, rede escolar, competências dos municípios, currículos, constituição de turmas, apoios a alunos com necessidades educativas especiais ou ainda os salários a estabilidade do corpo docente ou a aposentação dos professores – mas um será o que, eventualmente, ganhará maior centralidade: a constituição de equipas educativas no 1.º CEB. Hoje é já praticamente consensual que o velho modelo do professor único não consegue dar resposta a todas as exigências dos alunos, mas também não é com um modelo de coadjuvação condicionada aos recursos existentes nas escolas que a situação se alterará, até porque as escolas têm cada vez menos recursos. 

Com o objetivo de contribuir para este debate, a FENPROF convidou um docente, dirigente da CIG Ensino – Confederação Intersindical Galega, região em que este tipo de organização pedagógica é já uma realidade. Também as experiências já em curso nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores serão apresentadas e debatidas. 

Destacam-se, em particular, os seguintes momentos:

 - Dia 28. Março,10.30 horas: Abertura da 4.ª Conferência pelo Coordenador Nacional do Departamento do 1.º Ciclo, Francisco Almeida;

- Dia 28. Março,18.00 horas: Desfile dos delegados presentes até ao MEC (Av. 5 de Outubro), onde se concentrarão, sendo entregue uma Moção no Ministério que será aprovada pelos presentes;

 - Dia 29, 9.30 horas: Debate sobre equipas educativas, com a presença de Xesús Bermello, professor, membro da Confederação Intersindical Galega - Ensino;

 - Dia 29, 17.00 horas: Aprovação da Resolução e Caderno Reivindicativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico;

 - Dia 29, 18.00 horas: Encerramento pelo Secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira.

 

O Secretariado Nacional da FENPROF