Audição Assembleia da República
Apoio urgente para todos os docentes deslocados!
Cátia Domingues | Vice-Presidente SPGL
A FENPROF participou numa audição parlamentar dedicada às condições dos docentes deslocados, reafirmando a necessidade de medidas concretas para apoiar milhares de professores que enfrentam dificuldades financeiras e logísticas devido à obrigatoriedade de trabalhar longe das suas residências.
Na intervenção junto dos deputados, a FENPROF denunciou a insuficiência dos atuais mecanismos de apoio, sublinhando que o facto de estar restrito a um número limitado de Agrupamentos de Escolas, põe em causa a equidade entre docentes. Foi também enfatizado o impacto negativo desta situação na estabilidade dos professores e na qualidade do ensino, já que muitos são obrigados a recorrer a soluções precárias para conseguirem manter-se no sistema educativo.
A FENPROF apresentou um conjunto de reivindicações, incluindo o alargamento do apoio a todos os professores deslocados, a criação de um subsídio de deslocação justo e a zonas de maior carência de pessoal docente, e não a Agrupamentos de Escolas. Foi ainda reforçada a necessidade de uma revisão do decreto-lei.
Durante a audição, dois professores deram o seu testemunho, relatando as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia, desde os custos elevados com alojamento até à instabilidade familiar e profissional que essa situação provoca. Os seus depoimentos reforçaram a urgência de soluções eficazes para o problema.
A FENPROF tem vindo a denunciar o impacto da falta de apoio aos docentes deslocados. A Federação sublinha a necessidade de uma resposta rápida por parte do Governo e da Assembleia da República para garantir melhores condições de trabalho aos professores.
Os deputados presentes manifestaram interesse pelas preocupações apresentadas, comprometendo-se a avaliar as propostas da FENPROF. A Federação continuará a pressionar o Governo e a Assembleia da República para que sejam tomadas medidas concretas e urgentes, garantindo condições de trabalho dignas para os docentes deslocados.
Texto original publicado no Escola/Informação n.º 310 | janeiro/fevereiro 2025