Artigo:1.º Ciclo | A Escola Pública e a Monodocência

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1.º Ciclo

A Escola Pública e a Monodocência 

Dulce Arrojado | Dirigente sindical - 1.º CEB 

As funções dos professores do 1.º CEB, em monodocência, revestem-se de uma complexidade que, a par das exigências que lhes são impostas, tornam-se ainda mais desafiadoras num contexto marcado pelo envelhecimento do corpo docente, pela falta de professores e pela falta de respostas da tutela, provocando um desgaste acrescido que os tem levado à exaustão. A política dos sucessivos governos tem acumulado os problemas em vez de os resolver. Os docentes do 1.º CEB exigem melhores condições de trabalho, como por exemplo, reduzir a sua componente letiva para as 22h; reduzir a componente letiva por antiguidade, nos mesmos termos dos restantes professores dos outros ciclos; equiparação do cargo de titular de turma a diretor de turma com a correspondente redução de 2 horas para o efeito; aplicação do mesmo calendário escolar dos 2.º e 3.º CEB; inclusão de um docente do 1.º CEB nas equipas diretivas; redução do número de alunos por turma; consideração de todo o trabalho com alunos como componente letiva; criação de regime específico de aposentação para docentes aos 36 anos de serviço ou extinção do atual modelo AEC, substituindo-o por atividades lúdicas de ocupação de tempos livres, em horário pós-letivo.