Artigo:Visita cultural recordando José Saramago e Camões | Azinhaga e Constância

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Visita cultural recordando José Saramago e Camões

Azinhaga e Constância

No dia 7 de junho, terminaram as atividades culturais do Departamento de Aposentados, no presente ano letivo, com a visita de estudo a Constância e Azinhaga do Ribatejo, a fim de relembrar dois grandes nomes da literatura portuguesa: Luís de Camões e José Saramago.

O percurso iniciou-se visitando a Delegação de Azinhaga da Fundação José Saramago, onde se encontra exposto parte do espólio do escritor que nos remete para a sua infância e a estreita ligação com o avô Jerónimo e a avó Josefa, e ainda a vasta obra do Prémio Nobel. Seguiu-se o percurso pela Rua das Cem Oliveiras, a mais emblemática da povoação, onde, pela ocasião do centenário do nascimento do autor, foram plantadas cem oliveiras, tendo cada uma delas o nome de uma das muitas personagens da obra saramaguiana. Junto à estátua foi lido um dos textos que refere a ligação de Saramago à terra natal. A visita terminou percorrendo um trecho nas margens do rio Almonda onde o escritor pescava com o avô Jerónimo, “o homem mais sábio” que conheceu, como escreveu no discurso feito em Estocolmo quando recebeu o Prémio Nobel.

Na parte da tarde visitámos Constância e a Casa-Memória Camões, onde se encontram duas exposições temporárias para comemorar os 500 anos do nascimento do Poeta.

O diretor da Casa-Memória, Dr. Máximo Ferreira, e a Dra. Ana Maria Ferreira proferiram duas brilhantes comunicações sobre Os Lusíadas e “o saber de experiência feito” a que Camões alude, destacando os episódios narrados ao longo da obra épica sobre os fenómenos naturais, o conhecimento dos astros e ainda a exótica flora observada pelos navegadores nas longínquas terras antes desconhecidas. Visitámos, posteriormente, exemplares dessa flora no Jardim Horto de Camões, sempre acompanhados pelos membros da direção desta instituição, a quem dirigimos um agradecimento especial, tanto pela disponibilidade e simpatia com que nos acolheram como pelo excelente trabalho que desenvolvem nesta cidade.