Visita Cultural à Covilhã e Manteigas
Departamento de Professores e Educadores Aposentados
O Departamento de Professores e Educadores Aposentados realizou, nos dias 13 e 14 de março, uma visita cultural a Covilhã e Manteigas com a presença de 50 sócios aposentados e respetivos acompanhantes.
Foi uma viagem ameaçada pelo mau tempo (chuva e frio) que nos obrigou a algumas alterações ao programa inicial, não nos permitindo fazer a Rota de Arte Urbana, pois tratava-se de um percurso ao ar livre. Em alternativa visitámos o Museu de Lanifícios, também designado de MUSLAN, que constitui um Centro da Universidade da Beira Interior, tutelado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Este Museu tem por missão a salvaguarda do património associado a uma das mais antigas indústrias humanas. “Os fios do passado a tecer o futuro” é o lema do Museu de Lanifícios que, de acordo com este princípio, defende uma “conservação ativa” do património que tem à sua guarda.
No dia seguinte visitámos a Fábrica de Burel - “Burel Factory”, um espaço onde a História, o design e a inovação se conjugam para se tornar num só na produção de tecidos artesanais e industriais. Uma arte feita por gente e vasto conhecimento, com os processos tão imaculados e tradicionais quanto possível, para oferecer o melhor produto que se reveste da preservação do património cultural e industrial da montanha. Com produção lenta, processos e certificações sustentáveis, este é um tecido cultural feito por inovadores têxteis que perpetuam os processos artesanais com significado, com tradição e engenho.
Foram duas visitas guiadas por técnicos que dividiram os participantes em dois grupos e mostraram pormenorizadamente todo o trabalho desenvolvido nestas duas instituições.
Também as refeições em grupo permitiram um convívio alegre entre os participantes, tornando a iniciativa inesquecível e em que todos pediram, com calor e entusiasmo, que não paremos e organizemos mais iniciativas semelhantes.
Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 45 | março 2025