Artigo:Um Resumo da reunião do Conselho Geral do SPGL de 23/05/2013

Pastas / Informação / Todas as Notícias

De acordo com a proposta aprovada nesta reunião, apresentada pelo Presidente da Direção do Sindicato, relativa ao funcionamento do CG, torna-se público este Resumo do que de essencial foi abordado durante a reunião, sendo ele portanto uma espécie de nota preambular à síntese mais alargada a ser produzida pela secretária da reunião e publicitada no início da próxima semana.

0.    A Ordem de Trabalhos continha dois pontos:

               Ponto 1: Discussão e votação da proposta apresentada pelo Presidente da Direção ao Conselho Geral.

                Ponto 2: Discussão e votação da Proposta de Relatório e Contas de 2012.

1.    Antes de se entrar na OT, um dos conselheiros apresentou uma proposta no sentido de se lhe acrescentar um ponto relativo à discussão da situação político-sindical e medidas estratégicas a tomar pelo Sindicato.

 

O CG não aceitou a integração deste ponto na OT, porque o debate e o apuramento da posição deste Órgão sobre matéria de inequívoca complexidade tornaria excessivo o conteúdo da reunião, prejudicando simultaneamente a OT e a discussão do próprio novo ponto proposto.

 

Por outro lado, houve conselheiros que referiram o facto de que as diversas OT das reuniões do CG, desde a sua criação, nunca foram impeditivas de que os conselheiros enquadrassem as suas intervenções em perspetivas político-sindicais nem tão pouco que apresentassem “recomendações” à Direção do Sindicato dentro desse âmbito. Opinião que foi secundada pelo Presidente do CG.

 

2.    Antes de se entrar propriamente na OT, relativamente à síntese da reunião anterior do CG, uma conselheira propôs e foi aceite que a referida síntese fosse acrescentada com os aspetos mais relevantes da sua intervenção, ora omissos, bem como das respostas dadas aos conselheiros pelo Presidente da Direção e pelo Tesoureiro.

 

3.    A proposta constante do primeiro ponto da OT foi aprovada com algumas alterações introduzidas no texto inicial.

 

A proposta aprovada, na sua versão final, será anexada à síntese da reunião.

 

4.    O relatório e contas relativo a 2012 foi também aprovado após as intervenções de cerca de uma dezena de conselheiros que, como tem sido usual neste órgão, abordaram as questões do relatório e contas enquadrando-as, criticamente, em contextos político-sindicais.

 

O Tesoureiro respondeu às dúvidas postas pelos conselheiros e às questões de natureza político-sindical por eles formuladas, tendo referido que acolhia sugestões apresentadas por alguns conselheiros.

 

Antes do Presidente do CG dar por encerrada a reunião, houve conselheiros que manifestaram a sua vontade de apresentar declarações de voto sobre o segundo ponto da OT os quais foram informados pelo Presidente do CG que as mesmas seriam anexadas à síntese da reunião.

 

Lisboa, 24 de maio de 2013

 

 

 

                                                 O Presidente do Conselho Geral