Artigo:Só mesmo a FCT!

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Só mesmo a FCT!

Assunto muito badalado nos últimos dias, a “actuação” musical que teve lugar no Encontro Ciência ’22, para comemorar os 25 anos da FCT.

Mais uma situação, das que se tornam cada vez mais frequentes, em que a realidade supera a ficção. As manifestações, não só de perplexidade, mas sobretudo de desagrado, têm sido muitas.

Só vendo esta demonstração de falta de sensibilidade e de respeito por quem trabalha em ciência, e atendendo também à letra escolhida, que fala em “encher o país d’engenheiros e doutores” e em “promover esta ideologia”, é que se percebe o nível daquilo a que era bom poder chamar-se uma palermice, mas é uma monstruosidade.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, agência de financiamento da investigação científica em Portugal, tem sido alvo de muita contestação durante os seus 25 anos. Generalização e manutenção brutais da precariedade, falta de financiamento, regras dos vários tipos de concursos pouco claras e sempre em mudança, calendários imprevisíveis e prazos quase nunca cumpridos. E, contrariando as promessas vãs de que estamos fartos, a proposta do OE2022 aprovada na generalidade prevê uma diminuição de 32 milhões de euros no orçamento da FCT, 22 dos quais desaparecem da rubrica da contratação de investigadores doutorados.

Assim, o despropósito desta iniciativa reflete como a ciência é encarada em Portugal e acompanha bem a linha neoliberal e tecnocrata dos nossos governantes e a sua visão de cultura mercantilista e alienante.

Ligações de interesse:

Flash Mob 25 Anos FCT

Fundação para a Ciência e a Tecnologia: é só festa, é só festa!

Só mesmo a FCT - Extremamente Desagradável

Só mesmo a FCT: versão ABIC

OE2022: Fundação para a Ciência e Tecnologia com menos 32 milhões de euros face a 2021

Margarida Ferreira