Saudação de início de ano letivo
Às professoras, Aos professores
Às educadoras, Aos educadores
Às investigadoras, Aos investigadores
No início de um novo ano letivo, o SPGL deseja-vos que ele seja um momento de realização pessoal e profissional e que se cumpram as expetativas de um regresso à “normalidade” do trabalho conjunto, pessoal e presencial.
Um ano letivo em que voltarão a estar “em cima da mesa” as grandes questões que atravessam a Escola e a profissão docente, nomeadamente a recuperação para todos os efeitos do tempo de serviço prestado, a celebração de um Contrato Coletivo no ensino particular e cooperativo, o combate à precariedade em todos os níveis de ensino e atividade de investigação, as condições de trabalho que, no respeito pela legalidade, permitam a recuperação das aprendizagens inviabilizadas pela pandemia.
Questões que vão exigir de todos os docentes a continuação da luta, particularmente pela exigência ao Ministério da Educação do respeito democrático à negociação com os sindicatos.
Vamos fazer ouvir a nossa voz porque as nossas reivindicações são justas e estão ao serviço de uma Escola de qualidade para todos e de uma profissão que urge revalorizar.
O presidente do SPGL