Artigo:Relatório de Monitorização da Educação: conclusões essenciais sobre educação inclusiva

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Relatório de Monitorização da Educação: conclusões essenciais sobre educação inclusiva 

Educational International, 23/06/2020

".... a Education International está particularmente preocupada com o surgimento de atores privados que buscam agressivamente o lucro e representam uma ameaça real ao direito à educação dos mais vulneráveis. Como demonstrou a crise do Covid-19 e as evidências no relatório, sistemas públicos inclusivos e serviços facilitadores, como habitação pública, saúde pública, assistência relacionada à deficiência e infraestrutura são essenciais para a inclusão. Eles contribuem para garantir a plena participação de todos na educação e na sociedade, sem discriminação."

"O relatório deste ano mostra que, mesmo antes da pandemia, o direito à educação para todos os estudantes estava longe de ser alcançado, com uma em cada cinco crianças, adolescentes e jovens excluídos da educação. Ele alerta os decisores de que a crise do Covid-19 exacerbou as desigualdades subjacentes e "que a resistência em atender às necessidades de todos os alunos é uma ameaça real para alcançar as metas globais de educação".

"O Relatório GEM aborda uma ampla noção de inclusão, com foco em pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados, além de interceptar vulnerabilidades e discriminação com base em género, localidade, riqueza, deficiência, etnia, idioma, migração, deslocamento, orientação sexual, encarceramento, religião e outras crenças e atitudes. Avalia o progresso feito para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e lembra aos governos sua obrigação de "garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa" para todos."

João Correia