Artigo:Protesto contra a exclusão de investigadores das eleições na ULisboa

Pastas / SPGL / Setores / Ensino Superior e Investigação

Protesto contra a exclusão de investigadores das eleições na ULisboa

Estão a decorrer, nos dias 3 e 4 de maio de 2021, as eleições para o Conselho Geral e Senado da Universidade de Lisboa (ULisboa). Muitos investigadores foram excluídos dos cadernos eleitorais, por estarem contratados através das Associações Privadas Sem Fins Lucrativos (IPSFL), participadas e controladas pelas várias escolas da ULisboa. Estes investigadores trabalham na e para a ULisboa, contribuem de forma determinante para a produção científica e colaboram no ensino da ULisboa. No entanto, não têm direito a participar na vivência democrática da instituição.

Como forma de protesto, será realizada no dia 4 de maio uma ‘manifestação virtual’, a realizar entre as 13h30 e as 14h30, nesta ligação (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89511415956), sugerindo-se que cada participante coloque na imagem de rosto uma frase alusiva ao protesto.

O SPGL associa-se ao protesto organizado pelo NInTec - Núcleo de Investigadores do IST, para dar voz a quem não tem voto, e apela à participação da comunidade da ULisboa e da academia em geral.

O Departamento do Ensino Superior e Investigação do SPGL