Artigo:Professores do Ensino Artístico protestam junto ao MEC

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Hoje dia 14, quinta-feira, entre as 11 e as 13 horas, a porta do MEC, na Avenida 5 de Outubro, será o palco do protesto dos docentes das escolas de ensino artístico especializado e dos conservatórios públicos. A luta destes docentes já vem de longe e passa, em primeiro lugar, por exigir a realização de um concurso extraordinário que lhes garanta estabilidade de emprego e acesso à carreira docente.

 Este ano, a situação conheceu uma situação ainda mais grave quando estes docentes, que obrigatoriamente, terão de ser anualmente contratados diretamente pelas escolas, viram adiada a data da sua colocação para data posterior à de abertura do ano letivo e, posteriormente, souberam que o MEC, ao contrário do que acontecia nas demais escolas públicas, não permitia que o seu contrato produzisse efeitos a 1 de setembro, com todas as implicações que disso advêm, nomeadamente a perda do direito a manterem-se subscritores da CGA, sendo automaticamente transferidos para a Segurança Social.

 Por ser tempo destes professores dizerem “Basta!” e exigirem um tratamento digno, quinta-feira concentrar-se-ão junto ao MEC, em Lisboa, para se fazerem ouvir.



O Secretariado Nacional