Artigo:Plenários de professores com boa participação em todo o país. A mobilização cresce e confirma o descontentamento e a determinação da classe docente

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Plenários de professores com boa participação em todo o país. A mobilização cresce e confirma o descontentamento e a determinação da classe docente

Os plenários de professores que os Sindicatos da FENPROF estão a realizar por todo o país têm registado uma boa participação, revelando uma classe atenta, mobilizada e cada vez mais consciente da necessidade de agir. São vários os casos em que a adesão tem mesmo superado as expetativas, confirmando que os professores estão disponíveis para lutar pelos seus direitos e pela valorização da profissão docente.

A tendência é de crescimento, com mais educadores e professores a juntarem-se a estas reuniões, que têm sido espaços de debate, esclarecimento e decisão coletiva sobre as formas de ação a desenvolver nas próximas semanas.

Entre os principais motivos que levam à realização destes plenários estão:

  • A recusa da política de desvalorização da carreira docente, que o governo mantém ao não resolver problemas estruturais como a recuperação integral do tempo de serviço ou o da falta de professores;
  • A exigência de melhores condições de trabalho, nomeadamente a redução do número de alunos por turma, a estabilidade dos horários e o seu não agravamento e a dignificação da profissão;
  • A defesa da Escola Pública, contra a transferência de competências para as CCDR e a consequente desresponsabilização do Estadono que respeita às políticas educativas;
  • O combate à proposta do governo de revisão da legislação laboral, a qual, vindo a concretizar-se trará uma ainda maior desvalorização do trabalho e dos direitos dos trabalhadores.

A FENPROF sublinha que esta participação é sinal de confiança nos sindicatos e na ação coletiva. A unidade e a mobilização dos professores serão determinantes para fazer recuar políticas erradas e para construir uma escola pública de qualidade, com profissionais valorizados e respeitados.

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