Artigo:Plenário Nacional do Ensino Artístico Especializado Privado | Condições de Trabalho e Carreira, Contratos de Patrocínio e Valorização da Profissão!

Pastas / SPGL / Setores / Ensino Particular e IPSS

1 de fevereiro – Plenário Nacional do Ensino Artístico Especializado Privado
Condições de Trabalho e Carreira, Contratos de Patrocínio e Valorização da Profissão!

No dia 1 de fevereiro os docentes do Ensino Artístico Especializado do Ensino Particular e Cooperativo (EAE/EPC) reuniram-se em Plenário Nacional para discutirem questões relacionadas com a sua situação profissional e os Contratos de Patrocínio.

Este setor ainda atravessa uma situação de muita precariedade, com baixos salários e horários de trabalho letivo discriminatórios face aos seus colegas do EPC, que em muito se devem ao modelo de financiamento inadequado que perdura desde 2015 e que prejudica principalmente os professores com mais antiguidade, sendo este um obstáculo para uma negociação coletiva mais justa e equilibrada.

Este cenário ficou patente nas intervenções dos colegas do EAE que demonstraram repetidamente a sua revolta, não estando dispostos a manterem-se como um dos parentes pobres do EPC.

resolução aprovada por unanimidade no Plenário tem como princípios, melhorar as condições de trabalho e carreira, alterar o modelo de financiamento no setor e valorizar a profissão.                                                                                      

Pedro Nunes | Dirigente SPGL - EPC