Artigo:PISA 2018 – aumenta o impacto das desigualdades sociais no desempenho dos alunos

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PISA 2018 – aumenta o impacto das desigualdades sociais no desempenho dos alunos

Foram hoje apresentados os resultados do Pisa 2018, estudo internacional que avalia a literacia dos alunos de 15 anos e incide em três áreas-chave: ciências, matemática e leitura, área em destaque nesta edição.

Diversos são os jornais que abordam o assunto sob diversas perspetivas. O Público e o Expresso destacam o impacto das desigualdades sociais no desempenho dos alunos e sublinham que, na última década, aumentou a diferença no desempenho da leitura e que apenas 2% de alunos de origens desfavorecidas conseguem estar entre os melhores. O Público acrescenta que, de acordo com o estudo, “muitos estudantes desfavorecidos e com alto desempenho” apresentam “ambições mais baixas do que seria expectável dado o seu sucesso académico” […]. Em Portugal, apenas três em quatro estudantes desfavorecidos e com alto desempenho dizem esperar terminar o ensino superior, ao passo que quase todos os estudantes provenientes de contextos privilegiados e com bom desempenho nos testes PISA esperam concluir um curso universitário.”

Breve apresentação dos resultados

Avaliação internacional dos alunos de 15 anos. O que é e para que serve o PISA?

Pisa 2018

Paula Rodrigues