Olimpíadas da Saúde
DEFENDER O SNS, OS SEUS PROFISSIONAIS
Concentração | Maternidade Alfredo da Costa | 30 de Agosto | 16h
A situação que se vive no SNS é dramática, em particular nas maternidades da Grande Lisboa. Os encerramentos constantes colocam em causa o acesso aos cuidados de saúde, o Governo, em vez de resolver o problema com mais investimento no SNS e valorizar os profissionais de saúde, opta por favorecer o negócio da saúde/doença no sector privado.
É neste quadro que a União dos Sindicatos de Lisboa através da Plataforma Lisboa em Defesa do SNS, vai realizar uma iniciativa, já no dia 30 de Agosto, designada: “Olimpíadas da Saúde – Defender o SNS, os seus profissionais”, pelas 16h, junto à Maternidade Alfredo da Costa, acendendo a chama da “tocha olímpica” para que os direitos das crianças e das mães deste país não se apaguem.
Não podemos aceitar este tipo de planos de emergência para a saúde do actual Governo. É inaceitável a quantidade de serviços de urgência encerrados como a pediatria e obstetrícia, obrigando as grávidas a percorrer quilómetros de distância, à procura de uma vaga para a realização do direito a um parto seguro e tranquilo ou a uma resposta ginecológica e obstétrica de qualidade. Não podemos aceitar a falta de financiamento, investimento no SNS, que se traduz na falta de profissionais, que não vêem a sua situação profissional valorizada, beneficiando assim o sector privado, na angariação de partos de gravidezes de baixo risco.
Vamos exigir do Governo que tome medidas concretas, imediatas e urgentes, garantindo uma resposta adequada por parte do SNS. Para isso é fundamental a contratação de mais profissionais de saúde, mais investimento e a valorização das carreiras e a melhoria das condições de trabalho. Esta iniciativa convoca-nos a todos, utentes e profissionais.