Artigo:O professor investigador em comunidades de prática

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Luís Mestre 

O professor investigador em comunidades de prática

Ed. Autor, 2023

O presente livro decorre de um trabalho de doutoramento iniciado em 2011 e defendido publicamente no decorrer de 2022(1) , no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e sob a orientação da professora doutora Ana Paula Caetano.

O principal objetivo centrou-se na compreensão de como é que a escrita profissional se integrou num projeto de formação pela investigação e constituiu uma experiência significativa para o desenvolvimento profissional de seis professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito de uma comunidade de prática, já estabelecida, o Movimento da Escola Moderna. Para tal, em termos metodológicos, a investigação organizou-se na forma de um estudo de caso único, do tipo ramificado, sendo o caso um projeto de investigação-formação com a duração de dois anos letivos, tendo como subcasos os seis professores e o seu processo formativo. Para além das entrevistas semidiretivas individuais e de Focus Group, foram analisados os diários profissionais e os ensaios produzidos pelos participantes.

Os dados sugerem que o projeto de investigação-formação refletiu as características de uma investigação de prática, ressaltando-se a sua intencionalidade, sistematicidade e carácter público, em prol da melhoria das práticas, da produção de conhecimento e da sua divulgação. A produção da escrita na forma de diários e ensaios, apoiada de forma cooperada e dialógica pelos pares, e aprofundada por uma utilização crítica da teoria, contribuiu para uma maior reflexão da prática e uma construção de conhecimento mais sustentada. Os resultados apontam, deste modo, para que o projeto de investigação-formação se constituiu como uma real experiência de desenvolvimento profissional dos professores e permitem discutir de forma detalhada os processos que terão favorecido esse desenvolvimento, trazendo contributos relevantes para a formação contínua de professores, enquanto campo de conhecimento e de ação.

O livro é uma edição de autor, com o prefácio do professor Rui Trindade.

 

(1) Mestre, L. (2022). Escrita e desenvolvimento profissional dos professores numa comunidade de prática. Estudo de caso de um programa de Investigação-formação no Movimento da Escola Moderna (Tese de Doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

Autor:

Sócio do SPGL, Luís Mestre é professor do 1.º CEB, integra o Movimento da Escola Moderna, onde participa ativamente na investigação e no trabalho de desenvolvimento pedagógico em cooperação. É mestre e doutor em Educação na especialidade de Formação de Professores e Supervisão, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Palestrante e Formador de professores em práticas de diferenciação pedagógica, comunidades de aprendizagem e modelos pedagógicos de cariz sociocultural. Atualmente é professor adjunto convidado na Escola Superior de Educação de Lisboa, assumindo o cargo de supervisor generalista da Prática de Ensino Supervisionada nos cursos de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB. É autor de vários artigos relacionados com a diferenciação pedagógica, a gestão cooperada do currículo e a escrita profissional de professores investigadores da sua prática.

Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 41 | Outubro 2023