Artigo:Não há “plano específico” para alunos com necessidades especiais, mas as escolas estão a trabalhar

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Não há “plano específico” para alunos com necessidades especiais, mas as escolas estão a trabalhar

“Não existe qualquer plano específico para o apoio aos alunos com necessidades especiais”,“ o único documento emanado pela tutela é o que diz respeito às Orientações para o trabalho das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva na modalidade E@D [ensino à distância] “que na verdade não traz nada de novo em relação ao que já estava a ser operacionalizado antes da suspensão das aulas presenciais”, lê-se no Público de hoje.

Apesar disso, os professores “interagem com os familiares adultos, facultando tarefas a realizar dentro do contexto familiar e com os recursos disponíveis, estabelecendo rotinas para os alunos, dando indicações de como organizar os espaços e os tempos de acção”.

“Segundo os último dados publicados pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, em 2017/2018 estavam identificados 88.203 alunos com necessidades especiais no ensino básico e secundário. Destes pelo menos 21% tinham dificuldades severas de aprendizagem”.

É necessário e urgente que se tomem medidas que impeçam que, também neste período, estes alunos, os mais vulneráveis entre os vulneráveis, sejam ainda mais penalizados.

M. Micaelo