Artigo:Maus resultados em Matemática (9º ano) Mais do que lamentar, é preciso procurar as causas e agir para mudar

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Maus resultados em Matemática (9º ano)

MAIS DO QUE LAMENTAR, É PRECISO PROCURAR AS CAUSAS E AGIR PARA MUDAR

Os jornais de hoje, 10 de julho, destacam o facto de a média das classificações do exame de Matemática do 9º ano ser “negativa” (48%), pior do que fora no ano transato (51%). Resultado negativo que terá surpreendido professores e as associações de docentes desta disciplina que consideraram o exame mais fácil do que o do ano anterior. Para agravar esta apreensão, o DN destaca na 1º página que 1688 alunos tiveram a nota 0.

Terá o atribuladíssimo início do ano letivo – escolas que perderam quase dois meses – alguma coisa a ver com estes resultados? Terá alguma influência o facto de, devido aos múltiplos exames (1º ciclo, Cambridge, equivalências…) praticamente não ter havido aulas “normais “ no 3º período na maioria das escolas? Será consequência de alterações intempestivas de programas e orientações pedagógicas? Será o cortejo de miséria que a crise económica arrasta consigo? Impreparação dos professores?

Não sei. Talvez isto e muitas outras causas. Identificá-las com rigor e cuidado impõe-se. Como nenhum de nós aceita que haja “limitações genéticas” pelo facto de ser português, estes resultados são preocupantes. É chegada a hora de responder com determinação: o que anda mal no reino das matemáticas?