Artigo:Maria Virgínia Rodrigues

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Maria Virgínia Rodrigues

É com imenso pesar que, em nome da direção do SPGL, comunicamos o falecimento de Maria Virgínia Rodrigues, a 7 de agosto de 2023, com 89 anos de idade.

A Maria Virgínia distinguiu-se como ativista e dirigente sindical, desde a criação do SPGL, tendo integrado o setor da Educação Especial.

Mulher gentil, sempre fiel aos seus princípios, com uma permanente capacidade de ação ao longo da vida, por vezes trilhando caminhos que não eram os que mais estavam na moda, mas que não abandonava. Era uma pessoa que gostava de manter a sua liberdade de pensamento, dando, contudo, valor à ação coletiva.

Orgulhosa de ser transmontana, participou nas campanhas de alfabetização em Trás-os-Montes. Grande defensora e dinamizadora dos programas da Educação para a Paz.

Muito à frente do seu tempo, mesmo na prática pedagógica, trabalhou na área da deficiência visual.

Foi uma das impulsionadoras das sessões de “O meu livro quer outro livro” que durante 10 anos o Departamento de Educadores e Professores Aposentados do SPGL promoveu, tendo participado na dinamização de algumas das sessões, como esta realizada no dia 25 de fevereiro de 2016, sobre Castro Alves - O meu livro quer outro livro - YouTube.

Nestas sessões leu alguns dos seus poemas, que gostaria de ter publicado.

Há dias, teve o cuidado de mandar o seguinte pedido à direção do SPGL - Valorizem sempre a Educação para a Paz.

 

O corpo da Maria Virgínia vai estar na Igreja da Ressurreição, em Cascais, a partir de hoje, dia 9 de Agosto, às 16h30. A cerimónia religiosa terá lugar amanhã às 15h00, na mesma igreja e o funeral será às 15h30, para o Cemitério da Guia.