Manifestação Nacional | Todos pela Palestina
Catarina Teixeira | Dirigente SPGL
No passado dia 29 de novembro, o SPGL participou, juntamente com os restantes sindicatos da FENPROF, enquanto uma das 158 organizações subscritoras da Campanha de Solidariedade com o Povo Palestiniano, na Manifestação “Todos pela Palestina! Fim ao Genocídio! Fim à Ocupação!”, realizada em Lisboa, convocada pela CGTP-IN, CPPC, MPPM e Projecto Ruído.
Milhares de pessoas condenaram os crimes cometidos por Israel, que, mesmo depois do cessar-fogo de 10 de outubro, continua a assassinar centenas de pessoas na Faixa de Gaza e a bloquear a ajuda humanitária, agravando a fome e falta de cuidados de saúde. Situação que se estende também à Cisjordânia, onde continuam os ataques por parte de colonos e do exército, bem como o alargamento dos colonatos, reforçando ainda mais a ocupação do território por Israel.
Em Lisboa, no Porto e em mais de 90 cidades europeias, exigiu-se um cessar-fogo efetivo, real e permanente, que garanta os direitos do povo palestiniano, incluindo o direito de viver em paz e segurança numa Palestina livre, independente e soberana, conforme nas sucessivas resoluções da ONU.
Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 47 | novembro/dezembro 2025