Artigo:LEITURAS | Um sonho que acordou a terra

Pastas / Informação / Todas as Notícias

LEITURAS | Um sonho que acordou a terra

Lígia Calapez | Jornalista

Esta é uma história sobre como a ação humana está a impactar a terra, a vários níveis, de forma alarmante. E de como todos podemos fazer algo, através de ações concretas e alteração de comportamentos. Não apenas individualmente, mas de forma coletiva. Como Rute, a menina que é personagem central desta história, compreendeu, “a mudança não depende só de ela agir no seu bairro ou na sua escola. Depende de inspirar os outros a acreditar, a criar e a sonhar”.

Ao longo de várias semanas, alunos do 6º ano da Escola Básica Barbosa du Bocage, Setúbal, construíram, em conjunto, uma história que cruza diálogos em família sobre problemas ambientais com uma outra dimensão, de sonho. O sonho protagonizado por Rute e Noa, “uma raposa com um pedido urgente”. E termina com desafios muito concretos, de como podemos todos participar neste processo. “Porque o futuro também está nas tuas mãos”.

O livro foi construído de uma forma invulgar. A narrativa desenvolve-se a partir de ilustrações já existentes. Na sua elaboração contou com a equipa da Essência do Ambiente e, naturalmente, com a intervenção decisiva da escola e dos seus professores.

Nasceu de um projeto do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do programa Comunidades em Ação e com financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Pode ser lido online em: https://www.mun-setubal.pt/wp-content/uploads/2025/06/Livro_Um_Sonho_Acordou_a_Terra.pdf