Artigo:Jornadas Pedagógicas 2021

Pastas / Ação Sindical / Jornadas Pedagógicas

 Ações Esgotadas: 

Nº 1 (Os riscos profissionais nos professores e o actual contexto da pandemia de corona vírus)

Nº 2 (Metodologias e recursos educativos para a era digital móvel – Socrative)

Nº 3 (Dinamizar e desenvolver conteúdos em contexto escolar – WORD)

Nº 4 (O Excel aplicado à prática docente) adiada para 11 e 18 de maio 

Nº 5 (Técnica Vocal)

Nº 6 (Suporte básico de vida pediátrico e Primeiros Socorros)

Nº 7 (Dinamizar e promover o uso de conteúdos multimédia – Powerpoint)

Nº 8 (Iniciação à Expressão Dramática/Teatro)

Acompanhe-nos também na nossa página do ffacebook 

                         Ações de Formação                        

    Ação nº 1        Vídeoconferência     Esgotada 

Os riscos profissionais nos professores e o actual contexto da pandemia de corona vírus
4 de fevereiro (5ª feira) . 16h00-19h00

1 - Enquadramento actual dos factores de risco psicossociais no sistema de ensino nacional.
2 -Os novos factores de risco ligados às exigências das tecnologias do ensino não presencial.
3 - As novas exigências pedagógicas no ensino à distância.
4 - O medo, a insegurança e o conhecimento necessário no actual contexto da sala de aula.
NOTA: A Conferência será em regime presencial e à distância na sede do Sindicato e da responsabilidade de Carlos Silva Santos Doutor em Saúde Pública e docente de saúde ocupacional e Sandra Moreira, Mestre em Saúde Ambiental e quadro superior da DGS.  

    Ação nº 2     Esgotada 

Metodologias e recursos educativos para a era digital móvel – Socrative
22, 23 e 25 de fevereiro (2ª, 3ª e 5ª feiras) – 17h00-19h00

• Conhecer plataformas online e as suas capacidades
• Usar uma plataforma de forma racional e eficaz
• Utilizar convenientemente as potencialidades e características de cada uma
• Criar, editar e formatar documentos e quizzes
• Manipular dados e gerar gráficos em folhas de cálculo
• Aplicar a utilização de plataformas em situações concretas
• Proporcionar uma maior interatividade na sala de aula ao motivar os alunos para as “corridas”
Conteúdos
• Conceitos de plataforma online
• Elaboração de jogos online
• Utilização de livros para organizar informação
• Introdução e manipulação da informação
• Edição de informação
• Inserção e eliminação de elementos
• Elaboração de testes e quizzes
• Arquivar relatórios
• Copiar testes/Quizzes
• Obter relatórios
• Partilhar
• Emails
• Downloads

    Ação nº 3   Esgotada 

Dinamizar e desenvolver conteúdos em contexto escolar – WORD
1, 2 e 3 de março (2ª, 3ª e 4ª feiras) – 17h00-19h00

Competências – chave
• Conhecer o processador de texto e as possibilidades que oferece
• Utilizar convenientemente as potencialidades e características dos processadores de texto para ambiente gráfico nas suas múltiplas funções
• Otimizar o trabalho em processamento de texto pelo conhecimento e aplicação das suas regras básicas
• Utilizar as técnicas de processamento de texto na produção de documentos simples ou complexos – integrando texto, tabelas, gráficos,iguras – devidamente formatados
Conteúdos
• Especificar as principais características do processador de texto
• Adicionar números de página, data e hora ao rodapé
• Inserir cabeçalhos e notas de rodapé
• Inserir imagens digitalizadas importadas de outros programas
• Definir o conceito de hiperligação
• Aplicar os diferentes tipos de alinhamento de texto
• Ajustar/alterar o espaçamento entre linhas
• Formatar parágrafos
• Inserir e eliminar uma quebra de página forçada
• Editar um documento organizando o texto
em colunas e listas

    Ação nº 4     Esgotada    adiada para 11 e 18 de maio 

O Excel aplicado à prática docente
9 e 16 de março (3ª feiras) – 16h00-19h00

Pretende-se, com esta formação, desenvolver competências básicas que permitam aos professores um correto manuseamento de folhas de cálculo.
No final desta Ação, os formandos deverão conseguir criar e manipular folhas de cálculo, quer em termos de dados quer em termos de formatações, criar fórmulas e utilizar funções, formatar folhas e conjuntos de células, linhas e colunas, criar e formatar gráficos, personalizar impressões e imprimir folhas de cálculo.
Os formandos deverão trazer os seus computadores portáteis, com uma versão do Office recente: versões de 2007 e posteriores, nomeadamente o Office 365.

    Ação nº 5    Esgotada 

Técnica Vocal
11, 12 e 15 de março (5ª, 6ª e 2ª feiras) – 17h00-19h00)

Preparação Vocal | Colocação | Respiração | Articulação | Sensibilidade Auditiva
Os profissionais que utilizam a sua Voz como ferramenta de trabalho diariamente e por muitas horas, como os professores, locutores de rádio, jornalistas ou políticos, têm um desgaste rápido da mesma, utilizando-a por vezes de forma errada.
Para uma boa protecção e projecção da sua Voz serão recomendadas sempre aulas de Técnica Vocal por forma a adquirir as noções básicas de utilização da Voz, permitindo assim controla-la e usufruir do seu trabalho comunicando de forma mais eficaz e mais saudável.
Estas aulas destinam-se a todos aqueles que queiram aprender e trabalhar um pouco mais sobre a sua Voz falada ou mesmo cantada, desenvolvendo uma percepção espacial através dos sentidos e das emoções.
Serão dadas noções da colocação correcta da Voz, através de exercícios de técnicas de respiração, de aquecimento vocal, articulação e sua projecção.
Recorreremos a exercícios de leitura de textos ou canções, permitindo uma consciência e sensibilidade auditiva que nos liberta para o prazer de “me ouvir” falar ou cantar.
As técnicas de respiração e exercícios vocais serão a base para atingir uma maior consciencialização e compreensão para o trabalho da voz quando falamos ou cantamos: as nossas histórias, as nossas canções, as nossas Paisagens Sonoras.

    Ação nº 6     Esgotada 

Suporte básico de vida pediátrico e Primeiros Socorros
6 e 8 de abril (3ª e 5ª feira) – 16h30-19h00

Formador: Nuno Lopes (Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica – trabalha num serviço de urgência pediátrica)
Objectivos:
Desenvolver conhecimentos e competências em Suporte Básico de Vida Pediátrico, do European Resuscitation Council – ERC;
Desenvolver conhecimentos e competências em Primeiros Socorros em contexto escolar.

    Ação nº 7     Esgotada 

Dinamizar e promover o uso de conteúdos multimédia – Powerpoint
12, 13 e 19 de abril (2ªs e 3ª feiras) – 17h00-19h00

Competências – chave
• Escolher o modelo e o software de apresentação adequado ao que se quer apresentar
• Saber escolher som, imagem, vídeo, capazes de ilustrar convenientemente as ideias e a informação
• Editar e modificar texto, gráficos, tabelas, imagem, cliparts, hiperligações, etc.
• Saber aplicar e gerir a maior das potencialidades     deste tipo de ferramentas que está na transição     entre elementos, nos constituintes dessa mesma transição e nas animações
• Trabalhar em equipa de projeto que, desde o desenho ao produto final, crie apresentações
Conteúdos
• Explicar o conceito de apresentação eletrónica
• Introduzir texto num diapositivo
• Adicionar texto nas Vistas “destaque” e “diapositivos”
• Exemplificar como se formata texto através do menu “formatar”
• Reorganizar diapositivos utilizando a Vista de organização de diapositivos
• Exemplificar como se aplica um esquema de cores a diapositivos
• Indicar como se inserem imagens, sons e vídeos
• Explicar como se editam objetos
• Reconhecer os atalhos de navegação para aceder a diapositivos
• Indicar como se adicionam transições entre diapositivos
• Explicar como se adiciona som a uma transição
• Adicionar efeitos de animação utilizando a barra de ferramentas
• Exemplificar como animar o texto
de um diapositivo
• Especificar o tempo atribuído a cada diapositivo
• Definir o conceito de hiperligação

    Ação nº 8     Esgotada 

“Iniciação à Expressão Dramática”
 5 e 6 de maio (4ª e 5ª feiras)

Teatro da Comuna – (Praça de Espanha)
(5ª feira – 21h00 Peça de Teatro(a)

1 – Alcançar o essencial através de exercícios e improvisações, esse essencial é o campo onde os impulsos de um se encontram com os impulsos do outro.
2 – Passar da cultura exterior à interior.
3 – Passar da pessoa aparente à individualidade.
4 – Trabalhar sobre o corpo e os seus gestos sem acreditar, no entanto, na expressão corporal como um fim em si mesmo.
5 – Trabalhar os sons como meio de expressão sem partir do princípio que se elimina a linguagem habitual.
6 – Trabalhar a improvisação livre para melhor se apreender a relação entre a verdade da forma de expressão e a qualidade da comunicação.
7 – Evitar andar à volta do narcisismo perigoso,
a divulgar oportunamente.


[Ortografia de acordo com as publicações dos autores]