Artigo:Inauguração do ‘Monumento ao Precário Desconhecido’

Pastas / SPGL / Setores / Ensino Superior e Investigação

Inauguração do ‘Monumento ao Precário Desconhecido’

Apelo à participação

No próximo dia 7 de fevereiro, às 11h, junto à Presidência do Conselho de Ministros, será inaugurado o ‘Monumento ao Precário Desconhecido’. Esta iniciativa, promovida pela FENPROF, pelo SINDEP e pela ABIC, tem como objetivo dar visibilidade pública à enorme ineficácia do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP). Criado para combater o trabalho precário, regularizando situações em que trabalhadores se encontram a satisfazer necessidades permanentes com vínculos laborais não adequados, o PREVPAP tem tido, na área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, resultados inaceitáveis pois, até agora, apenas 8% dos requerimentos apresentados por docentes e investigadores tiveram parecer favorável para regularização.

Numa altura em que faltam ainda analisar cerca de ⅓ do total de requerimentos apresentados por docentes e investigadores é importante exigir do Governo que este tome medidas concretas para que o PREVPAP cumpra o objetivo para que foi criado – combater a precariedade!

O SPGL apela, por isso, à participação de todos os trabalhadores precários da Ciência e do Ensino Superior nesta iniciativa conjunta que contará ainda com a entrega na Presidência do Conselho de Ministros, por parte de uma delegação constituída por representantes dos requerentes, docentes e investigadores, de três cartas abertas dirigidas ao Primeiro-Ministro e aos Ministros do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Finanças e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

DESI-SPGL