Artigo:Fome aumentou em todo o mundo em 2021 – ONU

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Fome aumentou em todo o mundo em 2021 – ONU

Diversos jornais e revistas, nomeadamente a Visão, anunciam hoje que, de acordo com o relatório publicado anualmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa Alimentar Mundial e a União Europeia, “A insegurança alimentar atingia quase 200 milhões de pessoas em todo o mundo em 2021, mais quase 40 milhões do que no ano anterior, devido a conflitos e crises climáticas e económicas”, nos quais se encontram as dificuldades económicas provocadas pela pandemia de covid-19. Entre os mais afetados, destaca-se a população da República Democrática do Congo (RDC), da Etiópia, do Afeganistão ou do Iémen.

O eufemismo utilizado para o nome “fome” não atenua a brutalidade da informação.

O número de pessoas nesta situação tem aumentado todos os anos desde 2016, data em que este relatório passou a ser publicado anualmente. O acréscimo em 2021 também reflete o facto de o relatório abarcar novos países como a República Democrática do Congo.

A notícia é clara: em 2021, 193 milhões de pessoas em 53 países precisavam de assistência urgente para sobreviver. Perante este facto, é igualmente urgente uma ação humanitária em larga escala, na qual também estamos incluídos enquanto cidadãos e educadores.

Paula Rodrigues