Artigo:Fogos Invisíveis - João Fraga de Oliveira, in Público, 25 de Agosto de 2015

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Fogos Invisíveis

João Fraga de Oliveira, in Público, 25 de Agosto de 2015.

Há por aí muitos “fogos” que não se lhes vê bem o lume vivo porque só fazem arder ou deixam arder” é o lead de um interessante artigo no qual JFO relaciona os enormes incêndios florestais de Verão com o despovoamento do interior, o não cultivo dos terrenos, o não tratamento e limpeza das florestas, a inapropriada legislação sobre estas matérias…

Podemos não gostar da retórica usada pelo autor (a ligação dos incêndios florestais ao conhecidíssimo poema de Camões parece-me forçada e até de mau gosto), mas dificilmente discordaremos da análise feita à situação de desertificação e desaproveitamento agrícola e florestal que o autor denuncia.

Sendo este espaço ligado ao SPGL, poderá perguntar-se: o que tem isto a ver com a Educação? Responderei: muito. É que “proteger a natureza” – objetivo patenteado em todos os projetos educativos – tem de ser muito mais do que simbólicos rodriguinhos de plantar uma árvore no dia mundial da floresta… Proteger a natureza – ensina-nos o texto de JFO - é discutir profundamente as questões que ele levanta e propor soluções. Era suposto que as campanhas eleitorais para tal servissem, porém, parece que nesse período estamos condenados a discutir questões de “lana caprina” ou talvez menos que isso.

Que o próximo governo (Deus Nosso Senhor nos livre deste!) dê atenção a João Fraga de Oliveira.

 A. Avelãs

http://www.publico.pt/portugal/noticia/fogos-invisiveis-1705836?frm=ult