AFENPROF promove um Encontro Nacional de Professores e Educadores Aposentados que se realizará na próxima quinta-feira, 19 de abril, em Lisboa (União das Associações do Comércio e Serviços, sita na Rua Castilho, 14).
O objetivo deste encontro é o de fazer um ponto de situação relativamente à situação dos professores aposentados que tem vindo a merecer uma progressiva desvalorização material, imposta por políticas de sucessivos governos, com particular destaque para as do atual. Nesse sentido, têm contribuído medidas como o congelamento das pensões, os cortes dos subsídios de férias e de Natal, o peso acrescido da carga fiscal ou o agravamento do fator de sustentabilidade.
Este encontro terá o seguinte Programa:
10.00 horas - Abertura dos Trabalhos (Lígia Galvão, membro do Secretariado Nacional da FENPROF e Coordenadora do Departamento de Professores Aposentados)
10.30 horas – “As medidas de austeridade e o seu contexto global”: (Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN).Debate.
11.45 horas – Pausa nos trabalhos
12.00 horas – Intervenção do representante da FE.CCOO, de Espanha
12.30 horas – “Pensões de aposentação e aumento de impostos” (Eugénio Rosa, Economista). Debate.
13.30 horas – Pausa para almoço
15.00 horas – Intervenção do representante da FSU, de França
15.30 horas – “Saúde e Segurança social” (Maria do Carmo Tavares, ex-responsável na CGTP-IN pelo Departamento para as questões sociais). Debate.
16.45 horas – Pausa nos trabalhos
17.00 horas – Intervenção do representante da OLME, da Grécia
17.30 horas – Apresentação, debate e votação da Proposta de Resolução.
18.30 horas – Encerramento dos trabalhos (Mário Nogueira, Secretário-Geralda FENPROF)
O Secretariado Nacional