Artigo:Estado da educação/2019: dados a ter em conta

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Estado da educação/2019: dados a ter em conta

O Público de hoje, 21 de dezembro, é rico em textos que merecem uma leitura cuidada. Refiro, de passagem, o texto sobre a importância social do Rendimento Social de Inserção (RSI), cada vez mais imprescindível como o título (pg 23) sublinha. Mas, por razões óbvias, o meu destaque vai para a análise sobre o Estado da Educação/2019 : o balanço do mesmo período feito pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O título sublinha que “o número de alunos com Acção Social (está) em queda, excepção é o 1º ciclo do básico”.  (Note-se que o balanço que vier a ser feito relativamente ao ano 2020 será muito provavelmente diferente…). Filinto Lima chama a atenção para a importância da gratuitidade dos manuais escolares, medida “universalista” de apoio social aos estudantes a cargo da ASE.

O artigo, assinado por Ana Maia, chama ainda a atenção para três alertas do CNE: 54,1% dos professores com mais de 50 anos, menos funcionários nas escolas (em número muito inferior ao ano de 2013/2014) e a necessidade de levar a sério a presença e utilização de computadores devidamente operacionais nas nossas escolas.

Em suma: um convite a que todos nós analisemos este “Estado da Educação 2019” elaborado pelo CNE.

António Avelãs