Artigo:ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO (ESE) DE LISBOA: 12 MINUTOS DE RESPOSTA AO MINISTRO CRATO

Pastas / Informação / Todas as Notícias

No passado dia 16, por iniciativa da ARIPESE (Associação de Reflexão e Intervenção na Política educativa das Escolas Superiores de Educação), em várias ESEs decorreu um momento simbólico: durante 12 minutos – o tempo da intervenção do ministro Crato na RTP – as Escolas Superiores de Educação protestaram contra as afirmações do ministro. Nuno Crato deu a entender que a formação dos professores e educadores nas ESEs seria de baixa qualidade e inferior á das universidades.

Na ESE de Lisboa, cerca de 50 docentes contestaram as opiniões de Nuno Crato, sustentando que mesmo nas instituições privadas se reconhece a qualidade da formação das ESEs – são por regra os candidatos preferidos, afirmaram eles. Consideraram que os dados dos vários instrumentos internacionais de avaliação, onde se verifica uma nítida melhoria dos alunos portugueses, é também um desmentido das opiniões de Crato quanto à qualidade dos docentes saídos das ESEs.

Decidiram tomar medidas para uma maior divulgação do trabalho desenvolvido na instituição e o seu papel no desenvolvimento do sistema educativo.