Artigo:Ensino Superior e Investigação | MECI – Um megaministério

Pastas / SPGL / Setores / Ensino Superior e Investigação

Ensino Superior e Investigação

MECI – Um megaministério

João Cruz | Dirigente DESI

O recém-empossado XXIV Governo Constitucional traz um só ministério para tratar do E. Pré-Escolar, Básico e Secundário, do E. Superior, da Investigação Científica e ainda da Inovação. Chama-se MECI - Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Tem um ministro e três Secretários-de-Estado.

A experiência diz-nos que os megaministérios tendem a ser artimanhas organizacionais para se jogar um ping-pong entre os Secretários de Estado e o seu omnisciente megaministro quando se pretende diluir responsabilidades, protelar medidas pró-trabalhadores ad aeternum ou aplicar a eito medidas anti-trabalhadores.

O MECI replica a configuração compacta usada nos governos da troika, o que, por si só, levanta um presságio glacial para quem vive do trabalho. O facto do professor agora nomeado para senhor MECI ser assíduo nos fóruns mega-liberais, onde o doce preconceito ideológico já substituiu os trabalhadores por “colaboradores”, já substituiu a precariedade por “empreendedorismo & talento” e trocou a praça de jorna por “ciência competitiva”, reforça o agoiro.

No Departamento de E. Superior e Investigação do SPGL estamos prontos para fazer frente a projetos que diluam os direitos, as aspirações e o rendimento dos trabalhadores do nosso sector. E estamos prontos para ajudar nos que seguirem na direção contrária. Independentemente da ideologia professada pelo Governo, e independentemente do tamanho do megaministério.

Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 42 | março/abril 2024