Artigo:Emergência Climática na Educação

Pastas / Informação / Todas as Notícias

O futuro é já hoje!
Os sindicatos nas escolas devem ter um papel interventivo


| José Feliciano Costa |


A expressão “transição justa“ foi adotada pelo movimento sindical global, desde os diálogos sobre o clima em Copenhaga, no ano de 2009.
Uma Transição Energética Justa e transformativa é muito mais que um conjunto de reivindicações, é permitir que sejam as gerações futuras a decidir como preservar as bases mínimas para um planeta habitável.
Os sindicatos nas escolas devem ter um papel interventivo junto das comunidades educativas na implementação de políticas que concretizem um plano de intervenção pelo clima nas escolas.
O SPGL está envolvido neste projeto, com outras organizações, tendo já contribuído para a elaboração de um “ Manual Reivindicativo para Professores, Sindicalistas, Alunos e Funcionários das Escolas“, que será distribuído brevemente.
No dia 27 de setembro, a greve pelo clima tem que dar um sinal inequívoco de que as alterações climáticas já não são um cenário hipotético para um futuro próximo; o presente revela que milhões de pessoas já estão a ser afetadas, sofrendo com os impactos do clima.
Neste dia, a FENPROF e os seus sindicatos, já emitiram um pré-aviso de greve, que permite a qualquer Professor aderir ou participar em qualquer iniciativa que venha a decorrer.
O futuro é já hoje! Temos que nos rever na liderança destes jovens, não lhes podemos roubar o futuro!