É urgente a aposta na qualificação dos trabalhadores portugueses
O Expresso publicou hoje um artigo sobre o impacto da pandemia no emprego e onde fica claro que o nível de qualificação dos trabalhadores está fortemente associado ao desemprego e inatividade.
"Metade dos trabalhadores europeus com mais de 55 anos e baixas qualificações estão fora do mercado de trabalho"
"Desemprego é mais elevado entre os mais jovens, mas inatividade é particularmente crítica nos trabalhadores europeus mais velhos e com poucas qualificações, sinaliza o Eurostat"
"Um em cada dois trabalhadores europeus (51,3%) entre os 55 e os 64 anos com baixas qualificações estava fora do mercado de trabalho em 2020. O alerta vem do organismo europeu de estatísticas Eurostat que, numa síntese publicada esta terça-feira, sinaliza que o nível de qualificação e a profissão exercida têm um impacto considerável na situação laboral destes trabalhadores."
Paula Rodrigues